Mundo Negro

Leci Brandão abre evento gratuito dedicado à cultura negra e LGBTQIAPN+

Foto: Divulgação

Entre os dias 2 e 7 de julho, será realizada a 11ª edição de Todos os Gêneros: Mostra de Arte e Diversidade, programação anual dedicada à cultura LGBTQIAPN+ no Itaú Cultural, com as negritudes como tema deste ano. A programação se estende por seis dias com espetáculos de teatro, música, performance, mesas reflexivas, oficina de poesia onírica preta/LGBTI+ e um percurso pelos pontos pretos da capital paulista. Todas as atividades são gratuitas. As reservas dos ingressos podem ser feitas no site oficial do www.itaucultural.org.br.

Nesta terça-feira, 2, Leci Brandão abre a programação às 20h, com apresentação de grandes clássicos de sua carreira, como Eu só quero te namorar, Isso é Fundo de Quintal e Zé do Caroço. Em 1978, a sambista e deputada estadual de São Paulo, foi a primeira cantora famosa do Brasil a se pronunciar como mulher lésbica.

Notícias Relacionadas


Entre os outros destaques da programação, está a peça Jorge para sempre Verão, espetáculo dirigido por Rodrigo França, que trata da trajetória de um artista, Jorge Lafond (1952-2003), de uma personagem, Vera Verão, e de uma sociedade homofóbica, na quarta-feira, 3, também às 20h.

No dia 4, a mesa Festas e Celebrações Pretas: a alegria e a coletividade como potências reúne o agitador cultural, cientista social e curador Arthur Santoro, co-CEO da festa Batekoo; o articulador cultural e produtor Rafa Duartt, da Ralachão; e Erica Malunguinho, primeira deputada trans eleita no Brasil, fundadora do quilombo urbano Aparelha Luzia. Com mediação do artista interdisciplinar Flip Couto, a conversa trata de como as festas e as celebrações são espaços de (re)-existência, empoderamento, coletividade, representatividade e segurança, servindo, ainda, como elementos de reflexão, discussão e visibilidade das experiências da comunidade negra e LGBTQIAP+.

O aclamado espetáculo Amor e outras Revoluções, com Mariana Nunes e Tati Villela, que também assina o texto e a dramaturgia, será apresentado às 20h, na sexta-feira, 5. As atrizes interpretam as personagens Aynah e Luzia, que estão de casamento marcado, mas ainda têm dúvidas se devem mesmo se casar. A peça percorre suas próprias histórias, dando início a revoluções a respeito do amor e da falta dele.

No final de semana, a performance TRANSEPRETO, um dispositivo performativo-reflexivo em forma de debate, que reúne artistas trans e pretos em um exercício de metalinguagem. Um dos debates será sobre Ancestralidades, com a atriz carioca Aretha Sadick, a travesti, preta, gorda e periférica Ayô Tupinanbá e Thiffany Odara, mulher trans, negra, yalorixá, pedagoga e ativista. A mediação é de Luh Maza, que assina, ainda, a concepção e direção geral da ação.

Já no domingo, o público poderá participar da Caminhada Bixiga Negra, ação idealizada pelo Guia Negro e conduzida por Debora Pinheiro, guia de turismo e anfitriã de experiências no Guia. A atividade resgata histórias do bairro do Bixiga, reconhecido pela presença de italianos, mas que tem uma cultura e história negra muito vivas. A programação será encerrada com o show de Rico Dalasam. Ele apresenta o show do seu terceiro disco, Escuro Brilhante, Último dia no Orfanato de Tia Guga.

Clique aqui para ver a programação completa!

SERVIÇO

Todos os Gêneros

No Itaú Cultural

De 2 a 7 de abril de 2024 (terça-feira a domingo)

Entrada gratuita

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile