Neste dia 15 de agosto, o Brasil se despediu de Léa Garcia. A consagra atriz considerada como a ‘Dama do Teatro Negro’ deixou aos 90 anos uma família com três filhos, três netos, dois bisnetos e uma tataraneta. No campo pessoal, Garcia se tornou mãe aos 17 anos, em 1950. Ela teve um relacionamento de 4 anos com o ator, poeta e ativista Abdias Nascimento.
No ano passado, em entrevista para o jornal ‘O Globo’, Garcia relembrou como conheceu Abdias. “Estava no ponto do bonde na Praia de Botafogo, ia levar minha avó ao cinema, quando veio uma pessoa ao meu encontro e perguntou: “Você não gostaria de fazer teatro?”. O autor dessa abordagem foi o Abdias. Eu havia conhecido a Ruth (de Souza, atriz) na casa da minha professora de inglês. Ela era amiga dele e comentou sobre o encontro com duas meninas que pareciam americanas, eu e uma amiga. Ao me ver, deduziu que eu era uma delas”, lembrou ela. “Trocamos telefone. Acabei indo ao teatro com ele e começamos a namorar. Ficamos juntos por quatro anos e tivemos dois filhos. Não vi necessidade de nos casarmos. Minha carreira começou no TEN (Teatro Experimental do Negro) e, depois, segui sozinha. Por meio dos projetos de Abdias, encontrei muitas respostas”, concluiu. Expoente da cultura negra no Brasil, Abdias Nascimento faleceu em 2011.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
Léa Garcia estreou nos palcos em 1952, na peça “Rapsódia Negra”, de Abdias. Quatro anos depois, fez parte do elenco da montagem de “Orfeu da Conceição”, espetáculo que estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com cenários de Oscar Niemeyer. A partir da peça, foi feito o filme “Orfeu Negro” (1959), de Marcel Camus, que marcou a estreia de Léa no cinema.
Além de seu trabalho na frente das câmeras, Garcia também se destacou como uma defensora de causas sociais e direitos humanos. Sua voz se uniu a lutas por igualdade racial e de gênero, contribuindo para um Brasil mais inclusivo e justo.
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada