O talento por alçar as pessoas a lugares inimagináveis, mas o conhecimento nunca é indispensável para quem quer ir além e tentar novas áreas em sua profissão. O ator Lázaro Ramos usou seu perfil no Linkedin para fazer uma reflexão sobre sua carreira como empresário. Lazinho, além de atuar, escrever, produzir e dirigir, é CEO na LP – LAZ Produções Artísticas.
“Quando comecei nessa profissão, ainda adolescente, eu não sabia que poderia se viver da arte e não poderia saber que além de ator, eu exploraria outras ocupações, como a direção, produção, proponente de projetos e afins”, diz o escritor.
Notícias Relacionadas
Instituto C&A oferece capacitação em fotografia mobile para empreendedores negros da moda
Ana Telles, Nina Silva e Ismael Carvalho compartilham trajetórias na live do Inovahack
Em seguida ele reflete sobre algo muito peculiar para a maioria dos profissionais negros, as dificuldades de quem acende em uma família que não teve muitos acessos a recursos e networking, algo que fica mais latente para quem empreende:
“Hoje em dia, fui além do que tinha planejado e sonhado, mas ainda sim, existem algumas barreiras. Vindo de uma família, que como gosto de dizer, não tem herança financeira pra deixar, nem rede de relações dentro da minha área ou até mesmo dentro das suas próprias áreas” e acrescenta que “mesmo estando em outros círculos de possibilidades profissionais, nem sempre tenho repertório ou conhecimento de técnicas da área em que trabalho. Administração financeira e processos de empreendedorismo, por exemplo, são assuntos que preciso estudar ou estar atento. Às vezes sinto o meu tempo roubado pela falta de inserção maior dos meus familiares e amigos nos círculos de poder e produção e por precisar investir esse tempo em aprender essas coisas, que muitas vezes, não são suficientes”.
Ramos finaliza dando um conselho para que esse ciclo se rompa nas próximas gerações, por meio de conversas com os filhos sobre dinheiro e negócios. ” (…) já trago um conselho que utilizo com meus filhos: desde cedo fale sobre dinheiro, empreendedorismo, compartilhe informações, mesmo as mais específicas o tempo todo. Fale sobre a importância de se aprender um outro idioma, do trabalho e de se capacitar constantemente. Porque não nascer herdeiro de dinheiro e de rede de relações, no futuro lhe roubará um tempo precioso”.
Notícias Recentes
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário