Integrante no elenco do filme ‘Medida Provisória’, a professora aposentada Dona Diva Guimarães foi escolhida pelo próprio diretor do filme, Lázaro Ramos, para participar da obra. “Qual o primeiro rosto que quero que apareça nesse filme? Aí fui pra um lado bem pessoal e pensei em Dona Diva. Acho que o rosto que pensei como símbolo de esperança, potência e símbolo de uma história dos nossos antepassados foi ela”, disse Lázaro, em entrevista à Silvia Nascimento, editora-chefe do MUNDO NEGRO.
Para o diretor, ‘Medida Provisória’ é um alerta sobre coisas que a gente não quer que aconteça. Ele espera sensibilizar as pessoas com entretenimento, já que a obra possui “momentos de humor e momentos de emoção que vão para além da compreensão racional política”. A presença de Dona Diva enriquece o longa, trazendo reflexões importantes sobre a construção da identidade negra no Brasil. “Ela não aceitou [participar do filme] de primeira, me falou ‘meu filho eu não sou atriz, eu não vou fazem bem’. Aí como já tenho intimidade falei: ‘Dona Diva isso não é um convite, eu estou apenas te informando que a senhora vai fazer’. Então ela respondeu: ‘Meu filho está difícil de viajar’, e respondi: ‘A senhora vem com acompanhante, te dou comida na boca se quiser”, enfatizou Lázaro com alegria, ao relembrar a história.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
‘Medida Provisória’ estreia dia 14 de abril de 2022. O filme tem como protagonistas Taís Araujo, Alfred Enoch e Seu Jorge e conta ainda com um grande elenco de 77 atores, entre eles Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Emicida, Flávio Bauraqui e Paulo Chun. O enredo se passa num futuro distópico em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África como forma de reparar os tempos de escravidão – a partir desse conflito e da história de amor vivida pelos personagens de Taís e Alfred, o filme debate questões sociais e mistura humor, drama e thriller.
Notícias Recentes
Floresta dos Guarás: Um mergulho nas raízes afro-brasileiras e no turismo comunitário no Maranhão
"Se começarmos a discutir cor, vamos estar discriminando também", diz prefeito que transferiu feriado da Consciência Negra no RS