Em um vídeo divulgado na sexta-feira, 26, o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama anunciaram seu apoio à candidatura presidencial da vice-presidente Kamala Harris. “Michelle e eu não poderíamos estar mais orgulhosos de apoiá-la e fazer tudo o que pudermos para que você passe por esta eleição e chegue ao Salão Oval”, afirmou Obama a Harris em uma ligação telefônica acompanhada por sua esposa.
Kamala Harris agradeceu aos Obama pelo apoio e falou sobre sua gratidão pela amizade de décadas. “Meu Deus. Michelle, Barack, isso significa muito para mim. Estou ansioso para fazer isso com vocês dois, Doug e eu. E sair por aí, estar na estrada. Mas, acima de tudo, eu só quero dizer que as palavras que vocês falaram e a amizade que vocês deram ao longo de todos esses anos significam mais do que eu posso expressar, então obrigada a ambos. Significa muito. E nós vamos nos divertir com isso também, não é?” disse a vice-presidente.
Notícias Relacionadas
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo
Cia. Os Crespos celebra 10 anos da revista Legítima Defesa e homenageia 80 anos do Teatro Experimental do Negro em SP
Michelle Obama também expressou seu orgulho por Harris e destacou a importância histórica da eleição. “Não posso ter esse telefonema sem dizer à minha garota, Kamala, estou orgulhosa de você. Isso vai ser histórico”, disse a ex-primeira-dama.
Em uma declaração conjunta, os Obama elogiaram Harris e listaram suas realizações. “Kamala tem mais do que um currículo”, afirmou a declaração. “Ela tem a visão, o caráter e a força que este momento crítico exige. Não há dúvidas em nossa mente de que Kamala Harris tem exatamente o que é preciso para vencer esta eleição e entregar para o povo americano.”
A declaração também enfatizou a importância da candidatura de Harris em um momento crítico. “Num momento em que os riscos nunca foram tão altos, ela nos dá a todos motivos para ter esperança”, dizia o texto. Obama e Harris têm mantido contato regularmente, com o ex-presidente sendo um grande apoio à atuação política dela, assim como tem feito ao longo dos 20 anos em que se conhecem, segundo uma fonte.
Obama não apoiou Harris imediatamente após o anúncio do presidente Joe Biden no domingo de que ele não buscaria a reeleição. “Tenho uma confiança extraordinária de que os líderes do nosso partido serão capazes de criar um processo do qual emergirá um candidato extraordinário”, disse o ex-presidente em uma declaração na época.
De acordo com a fonte, Obama acreditava que era importante para o Partido Democrata ter um processo legítimo pelo qual os delegados selecionariam seu novo indicado. Um assessor de Obama disse à CNN que o ex-presidente estava adotando a mesma abordagem que adotou durante as primárias democratas de 2020, observando de perto com a intenção de poder unificar o partido quando um indicado fosse escolhido – fosse Harris ou outra pessoa.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo