A vice-presidente e atual candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, apresentou, na última segunda-feira, 16, um plano destinado a ampliar as oportunidades econômicas e sociais para homens negros. De acordo com a agência internacional de notícias, APNews, a iniciativa tem como objetivo fortalecer o apoio de um eleitorado crucial para os democratas às vésperas das eleições, em meio a temores de apatia entre parte desse grupo.
Entre as medidas anunciadas pela candidata, destacam-se a oferta de 1 milhão de empréstimos perdoáveis de até US$ 20 mil para empreendedores negros, a criação de novos programas de aprendizagem e a pesquisa de doenças que afetam desproporcionalmente homens afro-americanos, como a anemia falciforme e outras doenças que atingem em maior número a comunidade negra. O plano também contempla incentivos para a formação de professores negros do sexo masculino. A candidata também se comprometeu a ‘Legalizar a maconha em nível federal para quebrar barreiras legais injustas que impedem os homens negros e outros americanos’ para promover oportunidades aos homens negros na indústria de cannabis, à medida que ela se formaliza nos Estados Unidos.
Notícias Relacionadas
Estreia do documentário Pequena África destaca o legado afro-brasileiro no Rio de Janeiro
1,5 milhão de assinaturas em petição online fortalecem PEC de Erika Hilton contra escala 6x1
A campanha de Harris também tem investido em encontros voltados a homens afro-americanos, com a realização de eventos sociais e esportivos, como os “Black Men Huddle Up”, em estados decisivos. Essa estratégia busca aumentar o engajamento de eleitores masculinos negros, considerados fundamentais para o sucesso democrata nas eleições. Cedric Richmond, ex-congressista e copresidente da campanha de Harris, enfatizou a importância de construir uma economia em que homens negros possam prosperar.
Pesquisas recentes mostram que a maioria dos eleitores negros mantém uma visão favorável de Harris, em comparação a Trump, em temas como economia, saúde, imigração e questões internacionais.
Durante sua passagem por Erie, na Pensilvânia, Harris detalhou a chamada “agenda de oportunidades para homens negros”, que visa fortalecer a base afro-americana nas urnas. A vice-presidente visitou uma pequena empresa local, o LegendErie Records and Coffee House, de propriedade de um casal de empreendedores negros, Ishmael e Allana Trainor. Mais tarde, Harris fez críticas ao ex-presidente Donald Trump em um comício na cidade, especialmente por suas recentes declarações sobre o uso de tropas militares em caso de distúrbios no dia das eleições.
Notícias Recentes
Zonas de sacrifício racial: quando o racismo ambiental torna-se uma condenação
"A população negra paga o preço dessa injustiça ambiental", diz especialista no primeiro dia do G20 Social