
O que começou como um intercâmbio se transformou em uma trajetória de sucesso no norte da Europa. George Leite, de Feira de Santana, é o fundador do Kaldi, um dos bares mais conhecidos de Reykjavik, capital da Islândia. O espaço é famoso pela produção própria de cerveja e gin, e por contar com um cardápio composto por mais de 200 opções de bebidas de diferentes países. O sucesso do Kaldi tornou o brasileiro uma referência no empreendedorismo local.
A Islândia encantou George em 1998, quando ele chegou ao país como estudante e nadador de 19 anos. O que seria uma breve experiência acabou se tornando um novo lar. A virada aconteceu por meio do polo aquático, esporte que o levou a conquistar uma bolsa de estudos na Universidade de Reykjavik, onde se formou em Administração.
Notícias Relacionadas




Os primeiros anos foram desafiadores com o clima extremo, as longas noites de inverno e a paisagem sem árvores exigiram adaptação. Mas George rapidamente aprendeu o islandês enquanto trabalhava em um bar de alto padrão. A experiência o inspirou a abrir o próprio negócio.
Em 2013, nasceu o Kaldi Bar, nome inspirado na expressão local “fáum okkur í eina kaldi” (“vamos tomar uma gelada”). O foco sempre foi o público islandês, o que, segundo George, se tornou um diferencial. “Apesar de receber uma grande quantidade de turistas, meu foco são as pessoas daqui e de alguma forma isso se tornou o nosso diferencial”, explicou em entrevista ao g1 em 2023.

O sucesso do Kaldi consolidou o baiano como um dos primeiros homens negros a empreender na Islândia. Hoje, ele também comanda uma fábrica de soda, uma distribuidora de bebidas e um escritório de audiovisual, além de oferecer consultorias para bares e restaurantes.
“Se eu falasse que nunca rolou um olhar torto, eu estaria mentindo. Sou um homem preto, estrangeiro, que abriu um negócio em um país 99% branco. Mas desde que cheguei na Islândia, fui muito bem recebido. O fato de ser negro despertou na população uma curiosidade positiva: um negro que se destacou em um esporte de brancos, que concluiu a faculdade. Aprendi a usar o fato de ser fisicamente diferente das pessoas locais ao meu favor. Então, minha estratégia sempre foi entregar simpatia e sorrisos”, afirmou na época.
Mais de duas décadas após deixar a Bahia, George Leite se tornou uma referência de sucesso fora do Brasil. Como resultado, o Kaldi ainda foi eleito “Bar com a Melhor Atmosfera de 2023” e vencedor do prêmio de “Melhor Coquetel do Ano de 2024” pelo Reykjavik Cocktail Week (RCW).
Notícias Recentes


