Justiça manda bloquear e apreender passaporte de acusado de racismo contra Taís Araujo

0
Justiça manda bloquear e apreender passaporte de acusado de racismo contra Taís Araujo
Foto: Reprodução/Instagram

Acusado de racismo contra Taís Araujo, o empresário Celso Henrique de Oliveira Yamashita terá seu passaporte bloqueado e apreendido pela Justiça de São Paulo. A decisão também se estende a documentos em nome de Musashi Henrique de Oliveira Yamashita, identidade que ele teria adotado recentemente. A informação é do blog Rogério Gentile do UOL.

O caso teve início em abril de 2022, quando Yamashita escreveu em um grupo de WhatsApp de um condomínio em São José do Rio Preto (SP) a frase: “É uma infeliz. Maldita Princesa Isabel”, em reação a um vídeo em que a atriz criticava o então presidente Jair Bolsonaro. O Ministério Público reconheceu que a fala se configura no crime de racismo, já que faz referência contra a abolição da escravidão e sugere que pessoas negras não teriam o direito de se posicionar caso a Lei Áurea não tivesse sido assinada.

Notícias Relacionadas


A denúncia foi aceita em julho de 2023 pela juíza Maria Letícia Buassi, que abriu processo penal contra o empresário, já condenado por homicídio em 1993. Desde então, Yamashita não foi localizado para citação. O promotor Fabio Miskulim apontou que o acusado estaria viajando com frequência ao Japão, o que motivou o pedido de bloqueio do passaporte.

Na defesa, o advogado Mamede Neto tentou relativizar o caso, descrevendo a frase como uma “brincadeira de bom humor”, classificando a denúncia no Ministério Público como “exagero” e se referindo ao morador que denunciou como “alguém desocupado”.

O juiz Eduardo Albuquerque acatou o pedido do Ministério Público e determinou a apreensão do documento, reforçando que a medida impede Yamashita de entrar ou sair do Brasil sem ser citado no processo.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display