Jornalistas pretos e pardos ocupam menos de 13% dos cargos nos maiores veículos de comunicação do país

0
Jornalistas pretos e pardos ocupam menos de 13% dos cargos nos maiores veículos de comunicação do país
Foto: Freepik.

Uma nova pesquisa do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, revelou que a mídia brasileira continua reproduzindo padrões de forte desigualdade racial. O estudo ‘Raça, gênero e imprensa: quem escreve nos principais jornais do Brasil? apresentou uma investigação sobre o perfil das pessoas que trabalham nos três maiores jornais impressos do país: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo.

O resultado mostra que nos três veículos estudados, o número de pretos e pardos não ultrapassa a casa dos 13%. O levantamento dos dados se deu a partir de três fases, incluindo a extração das amostras, análises dos resultados e heteroidentificação racial. Ao todo, foram analisados 1190 profissionais.

Notícias Relacionadas


Foto: GEMAA / Reprodução.

Os números são mais preocupantes nos cenários editoriais de tomada de decisão. Dentro das funções que decidem pautas e enquadramentos, distribui autorias, encomenda, edita e exclui textos, é que encontramos a desigualdade mais intensa. Nesse aspecto, o Estado tem 100% de brancos, enquanto que O Globo marca 93%. Na Folha, os brancos são ainda 86% do corpo editorial.

De acordo com os números, a distribuição racial dos colaboradores dos 3 jornais analisados é similar: em todos, os brancos são maioria entre os produtores de conteúdo, representando, na média, 84% do total. Ao considerar somente os textos de opinião dos jornais, a supremacia branca é ainda maior, atingindo níveis em torno de 90%.

“A aguda sub-representação de pretos e pardos nos quadros desses grandes jornais é evidência clara de um problema gravíssimo de ordem cultural, social e política que não dá sinais de ter sido mitigado pelas poucas iniciativas recentes de promoção da diversidade nas redações”, conclui a pesquisa. É possível acessar a pesquisa ‘Raça, gênero e imprensa: quem escreve nos principais jornais do Brasil? na íntegra CLICANDO AQUI.

 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display