A jornalista e apresentadora do Jornal da Tarde, da TV Cultura, Joyce Ribeiro, será oficialmente nomeada Embaixadora de Ribeira Grande de Santiago, mais conhecida como Cidade Velha, em Cabo Verde. A cerimônia de nomeação ocorrerá na próxima terça-feira, 8, às 19h30, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e contará com a presença de autoridades cabo-verdianas e brasileiras, além de personalidades do meio cultural e jornalístico.
Cidade Velha, localizada na ilha de Santiago, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2009, devido ao seu valor histórico como um dos primeiros assentamentos europeus nas ilhas e um importante centro de comércio atlântico nos séculos passados.
Notícias Relacionadas
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio
Luminárias japonesas são retiradas do Beco dos Aflitos para resgatar memória negra na Liberdade
A nomeação é uma homenagem oferecida pela Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, cujo presidente, Nelson Moreira, será o responsável por oficializar o título à jornalista. Joyce Ribeiro, que visitou o país africano em setembro de 2023, destacou a importância da nomeação para fortalecer os laços culturais entre Brasil e Cabo Verde. “Estou muito feliz com esta homenagem e animada para as contribuições mútuas que estão por vir. Não podemos avançar sem conexões, sonhos e resultados compartilhados”, afirmou a jornalista.
A visita de Joyce a Cabo Verde foi marcada pelo relançamento do livro “Chica da Silva – romance de uma vida”, e pela participação em eventos que ressaltaram a relevância da troca cultural entre os dois países. Para a jornalista, a nomeação como embaixadora da Cidade Velha é mais um passo no estreitamento das relações entre escritores, artistas e realizadores brasileiros e cabo-verdianos.
O evento contará com a participação do Embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Máximo Chantre D’Oliveira, do Cônsul Honorário de Cabo Verde em São Paulo, Emmanuel Jean-Baptiste da Silva Rocha, e do presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf. Amigos e representantes de outras casas consulares em São Paulo, além de profissionais das áreas de educação, cultura e literatura, também são esperados na solenidade.
Cabo Verde, um arquipélago de 10 ilhas com belas paisagens e rica história cultural, reforça suas conexões com o Brasil por meio dessa celebração, que une música, literatura e iniciativas culturais.
Notícias Recentes
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana
Ministério da Igualdade Racial lança projeto para enfrentar racismo no transporte público do Rio