Jornalista Joyce Ribeiro é reconhecida como Embaixadora de Cidade Velha por fortalecer laços Brasil-Cabo Verde

0
Jornalista Joyce Ribeiro é reconhecida como Embaixadora de Cidade Velha por fortalecer laços Brasil-Cabo Verde
Foto: Carol Coelho

A jornalista e apresentadora do Jornal da Tarde, da TV Cultura, Joyce Ribeiro, será oficialmente nomeada Embaixadora de Ribeira Grande de Santiago, mais conhecida como Cidade Velha, em Cabo Verde. A cerimônia de nomeação ocorrerá na próxima terça-feira, 8, às 19h30, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e contará com a presença de autoridades cabo-verdianas e brasileiras, além de personalidades do meio cultural e jornalístico.

Cidade Velha, localizada na ilha de Santiago, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2009, devido ao seu valor histórico como um dos primeiros assentamentos europeus nas ilhas e um importante centro de comércio atlântico nos séculos passados.

Notícias Relacionadas


A nomeação é uma homenagem oferecida pela Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, cujo presidente, Nelson Moreira, será o responsável por oficializar o título à jornalista. Joyce Ribeiro, que visitou o país africano em setembro de 2023, destacou a importância da nomeação para fortalecer os laços culturais entre Brasil e Cabo Verde. “Estou muito feliz com esta homenagem e animada para as contribuições mútuas que estão por vir. Não podemos avançar sem conexões, sonhos e resultados compartilhados”, afirmou a jornalista.

A visita de Joyce a Cabo Verde foi marcada pelo relançamento do livro “Chica da Silva – romance de uma vida”, e pela participação em eventos que ressaltaram a relevância da troca cultural entre os dois países. Para a jornalista, a nomeação como embaixadora da Cidade Velha é mais um passo no estreitamento das relações entre escritores, artistas e realizadores brasileiros e cabo-verdianos.

O evento contará com a participação do Embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Máximo Chantre D’Oliveira, do Cônsul Honorário de Cabo Verde em São Paulo, Emmanuel Jean-Baptiste da Silva Rocha, e do presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf. Amigos e representantes de outras casas consulares em São Paulo, além de profissionais das áreas de educação, cultura e literatura, também são esperados na solenidade.

Cabo Verde, um arquipélago de 10 ilhas com belas paisagens e rica história cultural, reforça suas conexões com o Brasil por meio dessa celebração, que une música, literatura e iniciativas culturais.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display