A astronauta Jessica Watkins entrou para a história nesta quarta-feira (27) como a primeira mulher negra astronauta a ir para o espaço em missão estendida na Estação Espacial Internacional. Ela e mais três astronautas foram lançados ao espaço do Centro Espacial Kennedy em Merritt Island, Flórida.
“Acho que é realmente apenas uma homenagem ao legado das astronautas negras que vieram antes de mim, bem como ao futuro emocionante à frente”, disse Watkins em entrevista à NPR.
Notícias Relacionadas
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio
Luminárias japonesas são retiradas do Beco dos Aflitos para resgatar memória negra na Liberdade
Em novembro passado, a NASA anunciou que Watkins seria o quarto e último assento no Crew Dragon para a missão Crew-4 da SpaceX. A atribuição significava que ela seria a primeira mulher negra a se juntar a uma tripulação da ISS para pesquisa científica, manutenção da estação, treinamento e muito mais em um período de seis meses. Anteriormente, Victor Glover, parte da missão Crew-2 da SpaceX, lançada em novembro de 2020, tornou-se o primeiro astronauta negro a se juntar a uma tripulação da estação.
Para mim, enquanto crescia, era importante ter modelos nos papéis em que eu aspiro, contribuindo da maneira que eu aspirava a contribuir”, disse Watkins à NPR. “Então, na medida em que sou capaz de fazer isso, estou honrada e grata pela oportunidade de retribuir o favor.”
A NASA também anunciou no ano passado que Watkins foi escolhida para o programa Artemis, que visa colocar os astronautas de volta à Lua até 2025.
Notícias Recentes
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana
Ministério da Igualdade Racial lança projeto para enfrentar racismo no transporte público do Rio