A nova série de animação infantil do Disney+, Iwájú (“O futuro”, na língua yorubá) estreou na plataforma nesta quarta-feira (28) nos Estados Unidos. Com uma proposta afrofuturista, a produção feita em parceria com a empresa panafricana Kugalié, é ambientada na cidade de Lagos, na Nigéria, em um futuro cuja a tecnologia se tornaria uma aliada ao povo nigeriano, sem perder as tradições da cultura yorubá. No entanto, a trama também irá destacar a desigualdade social no decorrer dos seis episódios, que estarão disponíveis no Brasil a partir do dia 3 de abril.
Tola (Simisola Gbadamosi), é uma menina de 10 anos muito adorável e esperta, que mora numa ilha rica junto com o pai, mas sofre com a sua falta de atenção. Um empresário de sucesso, responsável por desenvolver uma inteligência artificial (IA) para transformar Lagos em uma cidade utópica, está focado em um novo projeto para melhorar a segurança de todos. Assim surge o Otin, um lagarto robótico, que com muitos poderes e habilidades, foi programado para cuidar de Tola.
Notícias Relacionadas
Harlem retorna em janeiro com novos episódios e rostos conhecidos no Prime Video
'O Urso': série ganha clipe com cenas inéditas da quarta temporada
No início, Lagos lembra uma versão infantil de Wakanda, uma cidade futurista, cheia de paisagens, carros voadores, hologramas, referências estéticas de cabelo, roupa e arquitetura, que traz sensação de pertencimento para a comunidade negra. Mas ao longo dos episódios, muitos desafios do cotidiano ganham força na trama quando Kole (Siji Soetan), se torna o melhor amigo de Tola.
Um garoto prodígio autodidata em tecnologia, Kole trabalha na mansão de Tola e vão criando um laço de amizade muito forte. Porém, essa aproximação passa a incomodar o pai e a chamar atenção de criminosos, que conseguem através de um óculos, saber o patrimônio de cada pessoa antes de planejarem um sequestro.
Em seis episódios, Iwájú irá mergulhar em diferentes aventuras entre Tola e Kole, mostrando a importância da amizade, da família, a crítica sobre a desigualdade social e o impacto disso por meio da tecnologia (ou a falta dela).
Veja o trailer:
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana