A Irlanda do Norte, país que faz parte do Reino Unido, elegeu e empossou sua primeira prefeita negra. Lilian Seenoi-Barr foi empossada como prefeita de Derry City e Strabane. Com uma longa jornada na vida política, ela se mudou para a Europa há 14 anos, como uma refugiada do Quênia.
“Se vocês me dissessem que eu me tornaria a prefeita da cidade, não teria acreditado. Desde que cheguei, Derry me abraçou, me concedeu uma família, uma comunidade e agora é uma honra servir como prefieta”, disse Lilian, que em 2021 também se tornou vereadora do distrito de Foyleside, através do Partido Social Democrata e Trabalhista.
Notícias Relacionadas
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo
Humanity Summit 2024 discute justiça racial e reparações no Rio de Janeiro
“É a nossa hora de construir uma cidade de Derry e um conselho distrital de Strabane mais inclusivos, prósperos e vibrantes, sob a bandeira da unidade e da mudança progressiva. Obrigada pela sua confiança, pelo seu tempo e pelo seu apoio. Juntos, vamos abraçar as nossas diferenças e construir um novo futuro juntos“, celebrou.
A experiência de Lilian como refugiada a inspirou a fundar sua própria instituição de caridade, o North West Migrants Forum, em 2012, para apoiar migrantes e requerentes de asilo. “Muitos de vocês sabem que estou profundamente orgulhosa da minha herança Maasai, rica em cultura e tradição”, disse a prefeita em seu discurso de posse. “Crescendo como um dos 14 irmãos em uma aldeia Maasai, fui criada em um lar cheio de amor, união, trabalho duro e compromisso com a justiça e a liberdade – valores que levo adiante em meu serviço.”
Notícias Recentes
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário