O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou o pagamento da aposentadoria do cantor Martinho da Vila nesta sexta-feira, 01, após o cantor entrar na justiça para reaver o pagamento do direito, suspenso desde 2021 com a justificativa de que Martinho não teria ‘prova de vida’, conforme publicação feita na última quinta-feira, 29, pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
De acordo com a coluna, aos 86 anos, Martinho da Vila é aposentado pelo INSS desde 2006. Depois de ter o benefício suspenso em 2021, o cantor tentou restabelecer o pagamento e chegou a fazer 13 provas de vida entre os meses de outubro de 2022 e junho de 2023, mas não teve o pagamento retomado e nem recebeu previsão de quando receberia os valores retroativos.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
Foi então que o cantor acionou a Justiça por meio de advogados para voltar a receber seu direito. Além dos valores retroativos, que giram em torno de R$ 80 mil reais, correspondentes aos quase três anos de pensão devida pelo INSS durante os meses de suspensão, conforme informações do Globo.
Ao jornal, o INSS emitiu uma nota afirmando que já havia liberado os pagamentos de dezembro de 2023 e janeiro 2024 para o sambista. O Seguro Social afirmou ainda que “está calculando os valores para o pagamento dos atrasados, que serão disponibilizados em até 15 dias”.
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety