O Instituto Moreira Salles (IMS) acaba de lançar um ebook intitulado “Negras imagens − Formação a partir do acervo IMS”, disponível para leitura e download gratuitos em seu site oficial. Com o objetivo de difundir narrativas atualizadas e críticas sobre questões de raça e gênero, esta publicação reúne dez ensaios assinados por diferentes autores.
Os ensaios contemplam uma análise aprofundada de imagens de mulheres, crianças e homens negros presentes nos acervos de fotografia e iconografia do IMS, assim como obras de autoria negra. Os textos foram elaborados por nomes como Alexandre Araujo Bispo, Ana Beatriz Almeida, Diane Lima, Ione da Silva Jovino, Janaina Damaceno, Juliana Barreto Farias, Mônica Cardim, Rafael Domingos Oliveira, Roberto Conduru e Vanicléia Silva Santos.
Notícias Relacionadas
Pantera Negra 3| Três atores recusam papel de T'Challa, segundo youtuber
Animação biográfica de Pharrell Williams estreia no Brasil e revive trajetória do artista em Lego 3D
Este projeto surge como uma continuação dos diálogos e reflexões realizados durante um ciclo de encontros online organizado pelo IMS no ano de 2022, em conexão com a exposição “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito”. Os ensaios propostos evidenciam narrativas menos exploradas, apontando para novos caminhos na interpretação da história afro-brasileira e do conceito de patrimônio cultural.
Além disso, o ebook representa uma fonte de referência valiosa para pesquisadores e professores, contribuindo para o cumprimento da lei 10.639/03, que preconiza o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira nas escolas.
Os ensaios abordam diversas temáticas, desde a análise de obras de artistas contemporâneos contemplados pelo programa Convida do IMS até discussões sobre a tentativa de obliterar a racialidade na cena ética e estética moderna do Brasil, passando pela relação entre arquitetura e africanismo no país.
Outro ponto de destaque é a análise das representações de crianças negras nas coleções do IMS, explorando estereótipos associados aos corpos negros e as representações de infância em diferentes períodos históricos.
Baixe o eBook no site (CLIQUE AQUI).
Notícias Recentes
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário