Duas referências da cultura afro brasileira, o bloco afro Ilê Aiyê e o Awurê, se unem pela primeira vez no dia 12 de agosto em um grande show na Fundição Progresso, casa de eventos localizada na Lapa, centro do Rio de Janeiro.
O grupo Awurê nasceu em 2018, em Madureira, local considerado um dos maiores redutos de arte e cultura negra da cidade que reúne as maiores vertentes do samba, da black music e demais manifestações afro brasileiras. A principal diretriz do grupo é evidenciar os ritmos brasileiros e sons africanos. O grupo conquistou ao longo de sua trajetória um público cativo, diverso e apaixonado lotando grandes espaços no Rio de Janeiro e São Paulo.
Notícias Relacionadas
Show de Natal da Beyoncé no intervalo do jogo da NFL ficará disponível por tempo limitado na Netflix
Thiaguinho será atração principal em intervalo de jogo da NBA
Recentemente, em parceria com a Cultne.TV o grupo lançou o documentário “Awurê na Bahia: A rota do Samba de Roda”, apresentando e difundindo as origens do samba de roda e rota dos tambores. “A conexão com a cultura afro baiana é constante através das religiões de matrizes africana, da qual o Awurê se originou. Estamos prontos para um grande acontecimento, destaca a vocalista do Awurê, Fabíola Machado.
Ilê Aiyê é o primeiro bloco afro do Brasil e se consolidou como uma das expressões culturais do Carnaval de Salvador. Fundado em 1974 por moradores do bairro do Curuzu, constitui um grupo cultural que promove a expansão da cultura de origem africana no Brasil. Ilê Aiyê é luta e resistência entoando vozes no combate à desigualdade racial e à violência contra a população negra. Suas práticas cotidianas de produção, divulgação, compartilhamento e fortalecimento da cultura afro-brasileira e, especialmente, de empoderamento da mulher negra, apresentam-se como tempos/espaços de ações de luta antirracista. A eleição da Deusa
do Ébano na Noite da Beleza Negra é um importante exemplo dessa função social desempenhada pelo bloco.
“Nossa parceria com o Awurê ressalta a importância da unidade entre o povo preto, destacando a fundamental importância de avançarmos no fomento cultural e nas ações antirracistas no país.” ressalta Vovó do Ilê, presidente do bloco afro.
A Cultne TV vai trazer com exclusividade os bastidores e pontos altos do show, em tempo real, em sua conta do Instagram. O encontro será gravado e poderá ser visto completo posteriormente, com acesso gratuito, na Cultne TV e nos canais do Awurê e Ilê Aiyê.
SERVIÇO
Data: Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2022
Local: Fundição Progresso
Endereço: R. dos Arcos, 24 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Horário: 20 horas.
Atrações:
Dj: Bieta
Awurê
Ilê Aiyê
Audiovisual: Cultne.TV
Ingressos: Venda online através da plataforma Ingresse.com
Notícias Recentes
SZA é anunciada como convidada especial de Kendrick Lamar no show de intervalo do Super Bowl
‘Harlem’ estreia última temporada e elenco se despede: “Nos divertimos muito juntas”