Em entrevista para a revista Esquire, o ator Idris Elba causou polêmica ao falar sobre a recusa em usar o título de “ator negro” declarando que isso o coloca em uma “caixa”. “Parei de me descrever como um ator negro quando percebi que isso me colocava em uma caixa”, disse. “O racismo deve ser um tema de discussão, com certeza. O racismo é muito real. Mas, da minha perspectiva, é tão poderoso quanto você permite que seja”, declarou.
O ator de 50 anos falou sobre como se sente quando “questionado por ser o primeiro negro”. “Conforme você sobe a escada, você é questionado sobre como é ser o primeiro negro a fazer isso ou aquilo. Bem, é o mesmo que seria se eu fosse branco. É a primeira vez para mim . Não quero ser o primeiro negro. Eu sou o primeiro Idris.”, afirmou.
Notícias Relacionadas
Ex-estrela da Nickelodeon, Keke Palmer discute racismo e desafios na transição de carreira em Hollywood
"Ele tem sua luz para brilhar e eu tenho a minha": Sheryl Lee Ralph fala sobre viver em casas separadas do marido
Idris Elba reconheceu a importância de discutir o racismo, mas declarou que existe uma “obsessão” pelo tema “raça”. “Como humanos, somos obcecados por raça. E essa obsessão pode realmente atrapalhar as aspirações das pessoas, atrapalhar o crescimento das pessoas.”, disse ele. “Parei de me descrever como um ator negro quando percebi que isso me colocava em uma caixa. Temos que crescer. Nós temos que. A nossa pele não é mais do que isso: é só pele”, continuou.
“Estar ciente de que, em muitos casos, posso ser o primeiro a me parecer comigo para fazer determinada coisa. E isso é bom deixar como parte do meu legado. Para que outras pessoas, crianças negras, mas também crianças brancas crescendo nas circunstâncias em que cresci, possam ver que havia uma criança que veio de Canning Town e acabou fazendo o que eu faço.”, refletiu o ator, se referindo ao bairro em que estudou, no leste de Londres, no Reino Unido.
Na internet, as falas do ator geraram uma série de críticas. “Quando pessoas como @idriselba tentam se desassociar de sua negritude por não quererem ser chamadas de negras, elas acham que não são mais vistas como negras ou…?”, criticou uma pessoa no Twitter.
Outro internauta reagiu com um gif do ator tossindo com a seguinte legenda: “Idris Elba quando a polícia o para para lembrar que ele é um ator negro”
Idris Elba se preparar para estrear o filme “Luther: o cair da noite”, que conta a história do ex-detetive John Luther. O longa tem previsão de lançamento em março deste ano. Ontem, o streaming publicou o trailer oficial que dá mais detalhes sobre a história.
Sobre seu papel no novo filme, Elba comenta: “Luther, ele é provavelmente o personagem que mais se parece comigo na vida real. Ele tem tanta convicção. Ele não tenta complicar demais as coisas. Ele vai direto ao ponto. Eu amo a escrita. É divertido de jogar. Espero que esta seja uma série de filmes expandindo as histórias de John Luther”.
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada