Dando sequência ao “Projeto Identidade”, Jorge Aragão lançou a faixa “Identidade Preta” em parceria com Emicida, nesta sexta-feira (6), nas plataformas digitais, acompanhado de um videoclipe no YouTube. A música reafirma o compromisso do sambista em ressignificar o samba, construindo pontes entre gerações e estilos ao unir forças com grandes nomes do rap nacional.
“Identidade Preta” destaca-se como um marco artístico, mesclando o lirismo incisivo de Emicida com a musicalidade inconfundível de Jorge Aragão. A canção celebra o protagonismo da arte negra ao exaltar temas como ancestralidade, memória e o orgulho racial. Com versos impactantes, como “Somos herança da memória / Temos a cor da noite / Filhos de todo açoite”, a música inspira reflexões sobre a construção da identidade e a resistência da população negra no Brasil.
Notícias Relacionadas
Thiaguinho será atração principal em intervalo de jogo da NBA
Beyoncé faz história ao conquistar prêmio de ‘Melhor Artista Country Feminina’ no Billboard Music Awards
“Prestigiados são aqueles que transformam a arte em luta. Fico feliz pelo que construí na música. Temos a cor da noite, somos filhos de todo açoite, mas seguimos criando novos caminhos, mais fortes e unidos”, reflete Jorge Aragão sobre o projeto, iniciado em 2023. Ele complementa: “O Projeto Identidade revisita nossas raízes, por meio de músicas que carregam histórias, enquanto dialoga com uma nova geração de artistas comprometidos com nossa causa.”
O “Projeto Identidade” já contou com colaborações de peso, como Djonga em “Respeita”, L7nnon em “Cotidiano Pixaim” e Xamã com “Sempre Eu e Você”.
A produção musical ficou a cargo de Keviin, responsável pelo Malibu Studios e vencedor do GRAMMY Latino 2024 na categoria “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa” pela produção de “Cachimbo da Paz 2”, de Gabriel O Pensador, Xamã e Lulu Santos.
Composto por regravações e músicas inéditas, o projeto reafirma a relevância do samba no diálogo com outros gêneros musicais. Para o Malibu Studios, que já possui um histórico de parcerias com Jorge Aragão, “Identidade Preta” simboliza um encontro especial e celebra a diversidade musical brasileira.
Notícias Recentes
Filmes com protagonismo negro mais aguardados de 2025 nos cinemas
Água e educação: Desigualdade racial marca acesso à água potável em escolas brasileiras