O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) acaba de anunciar os vencedores da sexta edição do ‘Prêmio Sim à Igualdade Racial’, a maior premiação sobre pauta racial da América Latina, que reconhece os principais nomes de pessoas, empresas, instituições e iniciativas que atuam ativamente pela igualdade racial no Brasil, causando impacto positivo nas comunidades preta e indígena.
Entre os vencedores deste ano estão: o jornalista Rene Silva na categoria ‘Raça em Pauta‘, Família Quilombo por ‘Influência e Representatividade‘ e a vice-presidente do Ifood Impacto Social Luana Ozemela, por ‘Liderança’.
Notícias Relacionadas
Vini Jr. é eleito o melhor jogador do mundo no prêmio Fifa The Best
Justiça proíbe reprodução de 'Million Years Ago', de Adele, por semelhança com música 'Mulheres', composta por Toninho Geraes
O evento foi realizado no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, e será transmitido hoje, a partir das 19h30 no Multishow, amanhã (27), no Canal Bis, e domingo (28) na TV Globo após o Fantástico, além do canal do ID_BR no Youtube.
A temática da premiação deste ano, é ‘Origens e Raízes’, que busca unir ancestralidade, natureza e futuro, ao conectar as culturas indígenas e africanas com foco em suas mitologias, e conta com a direção geral de Luana Génot e Tom Mendes.
O prêmio conta com a apresentação de Sheron Menezes, Lucy Alves, Thelma Assis e Paulo Vieira, além de atrações musicais como Carlinhos Brown, Kaê Guajajara, Katu Mirim, Edivan Fulni-ô e Mc Soffia. Gloria Maria e Pelé, por sua gigante representatividade e luta pela igualdade, foram homenageados durante o evento.
Ao total, a premiação possui dez categorias que estão divididas em três pilares: Empregabilidade, Cultura e Educação. Com a Empregabilidade, o objetivo é reconhecer empresas que valorizem e possuam práticas antirracistas, como programas internos direcionados ao tema, grupos de trabalho e posicionamentos perante o público externo.
O pilar de Cultura é dedicado às indicações de cantoras/cantores, produtores culturais, produtores musicais, artistas negros e indígenas que tenham um portfólio com experiência consolidada. Na Educação, o intuito é premiar iniciativas que buscam promover a igualdade racial como formas de acesso, narrativas e métodos de aprendizado.
Os vencedores das categorias receberão a estatueta ornada pela obra ‘Mad World’, do artista plástico Vik Muniz, que retrata um globo terrestre a partir de acontecimentos importantes pelo mundo.
O ator e comediante Yuri Marçal comandou junto da atriz Jennifer Nascimento o SIM Carpet do evento, momento de recepção dos participantes. Outras personalidades confirmadas no SIR 2023 são as cantoras Marvilla, Liniker, Kynnier Williams e Melly; a atriz e modelo Eunice Baía, além dos ex-BBBs, a modelo Tina Calamba e o médico Fred Nicácio.
Veja a lista completa dos vencedores:
Categoria: Arte em Movimento – Uyra Sodoma
Categoria: Raça em pauta – Rene Silva
Categoria: Influência e representatividade digital – Família Quilombo
Categoria: Educação e oportunidades – Acessibilindígena
Categoria: Intelectualidade – Davi Kopenawa
Categoria: Inspiração – Cristine Takuá
Categoria: Liderança – Luana Ozemela
Categoria: Trajetória empreendedora – Sol Terena
Categoria: Comprometimento Racial – Mover
Categoria: Antirracismo Ambiental (homenagem) – Francisca Arara
Categoria: Liderança Internacional (homenagem) – Robert F. Smith
Categoria: Destaque publicitário – Marvel
Notícias Recentes
Com 40 juízas negras nomeadas, governo Biden quebra recorde histórico no judiciário dos EUA
Beyoncé supera recorde histórico e é a artista feminina mais premiada pela RIAA