Na noite da última segunda-feira, 29, o Grupo Clariô de Teatro conquistou o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de “Melhor Dramaturgia” na categoria “Teatro” com a peça “Boi Mansinho e a Santa Cruz do Deserto”. A premiação consagra não apenas a qualidade artística da produção, mas também a representatividade do teatro preto e periférico, evidenciada pela participação significativa de artistas negros na criação da dramaturgia, que é assinada pela atriz Naruna Costa, pelo escritor cearense Alan Mendonça, pelo ator e diretor também cearense, Cleydson Catarina, e pelo multiartista Uberê Guelè.
O espetáculo, que teve sua estreia no Sesc Pompeia em maio do ano passado, aborda a história do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, a primeira comunidade bombardeada pela Força Aérea Brasileira em solo nacional. A narrativa, conduzida de maneira envolvente, retrata a vida da comunidade solidária que floresceu no Cariri Cearense entre 1926 e 1937, sob a liderança de um beato preto, discípulo de Padre Cícero.
Notícias Relacionadas
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
Estreia do documentário Pequena África destaca o legado afro-brasileiro no Rio de Janeiro
A dramaturgia, assinada por Alan de Mendonça, Cleydson Catarina, Naruna Costa e Uberê Guelè, foi reconhecida como a melhor do ano pela APCA, consolidando o Grupo Clariô de Teatro como um destacado representante das expressões artísticas que emergem das periferias.
Naruna Costa, atriz e co-autora da dramaturgia, expressou sua alegria e destacou a importância do prêmio para a comunidade negra no teatro: “É um prêmio importante, que merece ser celebrado pela comunidade. Ganhamos!”.
A celebração não se restringiu aos bastidores. Nas redes sociais do Grupo Clariô de Teatro, compartilhou a conquista com o público: “O APCA de dramaturgia é nosso!!!! Ê Clariô! Que coisa mais linda! São 19 anos de história! Um coletivo armado de palavras pra atirar no mundo nossas narrativas, tão antigas e urgentes. Bora contar nossas histórias e assinar nossas dramaturgias. O teatro urge por elas. É lindo de viver.
Na categoria cinema, os atores Juan Paiva e Lucas Penteado, foram reconhecidos com o prêmio de “Melhor Ator” pelo trabalho no filme “Nosso Sonho”, que narra a história da dupla de sucesso do funk, Claudinho e Buchecha.
A cantora Ludmilla foi reconhecida como artista do ano na categoria “Música Popular”. Além disso, sucesso no ano passado, “Vai na Fé”, da TV Globo, ficou com o prêmio de melhor “Novela”, na categoria “Televisão”, e a atriz Alice Carvalho foi eleita “Atriz Revelação” pelo papel de Dinorah, na série Cangaço Novo, do Prime Video.
Notícias Recentes
Jonathan Majors e Meagan Good anunciam noivado em evento em Los Angeles: "Temporada de todas as coisas boas"
Beyoncé será atração no especial de Natal da NFL em parceria com a Netflix