O governo lança nas próximas horas o Plano Juventude Negra Viva (PJNV), com 200 ações e 43 metas específicas voltadas para a população. De acordo com a gestão, este é o maior pacote de políticas públicas para jovens negros da história do país. “Falar de juventude sem ouvir os jovens é impossível”, disse a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em conversa com jornalistas, nesta quarta-feira (20).

Com detalhes e ações, o Plano Juventude Negra Viva vai ser lançado nesta quinta-feira, 21 de março, descrito também como o Dia Internacional contra a discriminação racial. A partir de um processo democrático, o PJNV foi construído com a escuta de aproximadamente 6.000 jovens negros/as durante a realização das caravanas, que percorreram os 26 estados e o Distrito Federal.  

Notícias Relacionadas


A Ministra Anielle relatou que o principal tema apontado pelos jovens durante a construção do PJNV foi a letalidade. “Esse era um ponto primordial, juntamente com a empregabilidade. Empregabilidade sempre vem com saúde mental. Então, pra mim, a educação, saúde mental, empregabilidade, segurança pública, eram os quatro pontos que eu mais ouvia”, relatou a ministra. As ações e metas do plano estão divididas nos seguintes eixos: saúde; educação; cultura; segurança pública; trabalho e renda; geração de trabalho e renda; ciência e tecnologia; esportes; segurança alimentar; fortalecimento da democracia; meio ambiente, garantia do direito à cidade e a valorização dos territórios. 

As 10 ações prioritárias do Plano Juventude Negra Viva (PJNV) incluem:

1 – Projeto Nacional de Câmeras Corporais (Diretrizes, treinamento, capacitação);
2 – Criação do Pronasci Juventude Bolsas de R$ 500 para jovens negros enquanto passam por cursos de
capacitação profissional por 1 ano nos Institutos Federais (IFs);
3 – Política Nacional de Atenção Integral a Saúde de Adolescentes e Jovens: Todos os programas do Ministério da Saúde terão recorte de juventude negra;
4 – Bolsa para preparação para concursos da Adm. Pública;
5 – Criação de Equipamentos de Referência em Políticas para as Juventudes;
6 – Promoção de intercâmbios entre países sul-sul: 6 milhões de investimento em intercâmbios de professores e estudantes de
licenciatura. para África e América Latina;
7 – Implementar Pontão de Cultura com recorte específico para a juventude;
8 – Internet em territórios periféricos, comunidades tradicionais e espaços públicos;
9 – Núcleos do programa Segundo Tempo: Formação de jovens esportistas nas periferias;
10 – Crédito rural: Com foco na produção de alimentos, agroecologia e sociobiodiversidade, com ênfase na ampliação da linha de crédito rural PRONAF Jovem.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments