O Google Doodle homenageou a Jovelina Pérola Negra, uma grande referência feminina no partido alto, que faria 78 anos neste 21 de julho. A ilustração na página inicial do site, mostra a cantora acompanhada de sua banda ao fundo, foi produzida pela artista carioca La Minna.
Nascida no Rio de Janeiro, Jovelina Faria Belfort cresceu cantando e dançando samba no bairro Belford Roxo. Um amigo que sugeriu o nome artístico Jovelina Pérola Negra, pela sua cor, seu estilo único de graciosas improvisações e uma voz profunda.
Notícias Relacionadas
A sambista trabalhou como empregada doméstica até os 40 anos e frequentava a escola de samba do Império Romano. Cantava nas festas de samba e pagode nos subúrbios do Rio de Janeiro.
Após ser descoberta por um produtor local, Pérola Negra gravou e compôs três músicas para o seu primeiro LP “Raça Brasileira“, em 1985, junto com outros artistas no subgênero do samba partido-alto. Entre as músicas compostas, que são famosas até hoje, foi “Bagaço da Laranja”, uma parceria com Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, e “Feirinha da Pavuna”.
O sucesso foi tanto, que a gravadora RGE a convidou para gravar o seu primeiro LP solo no mesmo ano, auto-intitulado “Pérola Negra“, ainda mais aclamado. Assim como retratada no Doodle, seu álbum contém cavaquinho e ukulele.
Ao longo da carreira, Jovelina lançou mais quatro discos individuais e experimentando diferentes gêneros, como o samba-canção, ritmo mais lento e ganhou um disco de platina. Com sucesso internacional, ela se apresentou em diversos países como Angola, França e Japão.
A carreira foi interrompida após onze anos de sucesso, quando faleceu devido devido a um infarto fulminante no dia 2 de novembro de 1998.
Em 2016, o Ministério da Cultura concedeu à sambista a Ordem do Mérito Cultural. Suas músicas estão disponíveis em todas as plataformas de streaming e em lojas de discos pelo mundo.