
Entre diversos depoimentos comoventes no documentário ‘Mulheres Negras Conquistam Hollywood’, lançado recentemente pela Apple TV+, a atriz Gabourey Sidibe, indicado ao Oscar por seu papel no filme ‘Preciosa’ (2009), relembrou o tempo em que trabalhava como operadora de sexo por telefone, e não podia parecer uma mulher negra nem por voz.
“Consegui o papel de ‘Preciosa’ quando tinha 24 anos. Antes disso, eu estava apenas atuando entre o que quer que fosse pelo resto da minha vida. E o resto da minha vida naquele ponto, eu estava trabalhando em um call center como operadora de sexo por telefone. A empresa era composta principalmente por mulheres negras. Você não tem permissão alguma para ser negra no telefone”, relatou a atriz, hoje com 41 anos.
Notícias Relacionadas



“Há uma linha de garotas negras. Adivinhe — essa raramente era chamada. Então meu nome de garota é Melody. E toda ligação, eu dizia [com uma voz aguda], ‘Olá.’ E ele dizia, ‘Ei, qual é seu nome?’ ‘Oi, eu sou Melody.’ ‘Como vai? Você está bem?’ ‘Sim, estou totalmente bem agora. Hum, acabei de chegar da escola. Estou na faculdade, e é, tipo, meu segundo ano…’ “, deu um breve exemplo no depoimento.
Apesar dos desafios enfrentados, Sidibe não deixou de persistir nos seus sonhos. “Somos treinados para odiar a nós mesmos. E o mundo ao nosso redor também é treinado para reforçar isso. Mas há algo em mim que é como: ‘Eu não me curvo a isso.’ Seja lá o que você não goste em mim, eu farei com mais força, e sorrirei na sua cara. E era isso que eu sentia que ‘Preciosa’ precisava ser”.
Na cerimônia do Oscar de 2010, Sidibe perdeu a estatueta de Melhor Atriz com sua aclamada atuação dramática em ‘Preciosa’, para Sandra Bullock, no filme ‘Um Sonho Possível’. O documentário relembrou este momento da premiação, em que a própria Bullock ao subir ao palco, reconhece e elogia a performance de Sidibe.
Desde o sucesso de ‘Preciosa’, Sidibe atuou nos filmes ‘Antebellum’, ‘Roubo nas Alturas’ e recentemente, protagonizou o novo longa ‘Give Me Back My Daughter’. A atriz também garantiu papéis regulares em séries de sucesso como ‘Empire’ e ‘American Horror Story’.
O documentário ‘Mulheres Negras Conquistam Hollywood’ é o segundo episódio da série ‘Artistas Negros Conquistam Hollywood’, dirigido por Shola Lynch, que também conta com a participação das atrizes Halle Berry, Angela Bassett, Viola Davis, Whoopi Goldberg, entre outras. O primeiro episódio intitulado ‘Homens Negros Conquitam Hollywood’, dirigido por Reginald Hudlin, destaca atores como Denzel Washington, Eddie Murphy, Will Smih e Michael B. Jordan.
Notícias Recentes


