Para quem está em busca de boa comida, música e cultura afro-brasileira, a Praça Mauá, no Rio de Janeiro, é o destino certo neste final de semana. A segunda edição do Festival de Acarajé acontece de sexta-feira (22) a domingo (24), das 12h às 20h, reunindo tradição, gastronomia e arte na região portuária da cidade, próxima ao Museu do Amanhã.
Com entrada gratuita, o evento celebra o Dia Nacional da Baiana do Acarajé, comemorado em 25 de novembro, e traz uma programação que promete agradar a todos. Serão dez barracas comandadas por 30 baianos e baianas, oferecendo acarajés fresquinhos e outras delícias típicas da culinária afro-brasileira. Além disso, uma feira de artesanato com produtos ligados à cultura afro e apresentações musicais de samba e blocos afro completam a experiência.
Notícias Relacionadas
Vencedor do ‘Que Seja Doce’, Marcos Wandebaster anuncia livro sobre bolos tradicionais brasileiros
Com que vinho eu brindo? Harmonizações que surpreendem e encantam no seu Réveillon
Entre os destaques da programação, estão apresentações da Roda de Samba Mulheres da Pequena África e do DJ Flash, na sexta-feira. No sábado, o som fica por conta de grupos como As Pastoras de Aquilah e o bloco afro Lemi Ayò. Já no domingo, a festa começa com o DJ Bieta e encerra com a Roda de Jongo “Tambor no Valongo”.
Muito além do sabor: valorização e mapeamento das baianas de acarajé
Mais do que uma celebração, o festival também é um espaço de reconhecimento e valorização do trabalho das baianas e baianos de acarajé, um ofício que é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A Secretaria Municipal de Cultura, organizadora do evento, realiza o cadastramento desses profissionais para garantir sua certificação e legalização no município, fortalecendo a preservação dessa tradição ancestral.
Programação completa do festival
- Sexta-feira (22/11):
16h30 e 18h: Roda de Samba Mulheres da Pequena África + DJ Flash nos intervalos - Sábado (23/11):
13h e 14h30: Roda de Samba As Pastoras de Aquilah
16h e 17h40: Roda de Samba Moça Prosa
18h30: Bloco afro Lemi Ayò - Domingo (24/11):
12h: DJ Bieta
14h30: Bloco afro Lemi Ayò
16h: Roda de Jongo “Tambor no Valongo”
Seja para degustar um bom acarajé, ouvir música de qualidade ou apoiar a cultura afro-brasileira, o 2º Festival de Acarajé é uma excelente opção para o fim de semana. Anote na agenda e aproveite.
Serviço
2º Festival de Acarajé da Cidade do Rio de Janeiro
- Datas: 22, 23 e 24 de novembro de 2024 (sexta a domingo)
- Horário: Das 12h às 20h
- Local: Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro, próximo ao Museu do Amanhã
- Entrada: Gratuita e livre para todos os públicos
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada