
Em 2025, o Festival Sesc Culturas Negras celebra sua segunda edição e traz como tema a “Existência Negra”, conceito que vai além do simples ato de viver para assumir a trajetória histórica de saberes, da resistência, da resiliência e dos afetos moldados por ensinamentos ancestrais. A programação com atrações gratuitas e pagas, que ocorre entre 10 e 15 de junho em São Paulo, transforma o festival em um grande quintal que celebra passado, presente e futuro entrelaçando-os por meio de apresentações artísticas, oficinas, rodas de conversa e vivências.
A abertura acontece no Sesc Vila Mariana, localizado na zona sul da capital paulista e recebe a intervenção “Encruzilhadas”, um encontro artístico multicultural com Zé Manuel, Ayô Tupinambá e Safira, seguido da apresentação da Orquestra e Balé Afrikanse, que une o pensamento do renomado jornalista e intelectual com o talento de músicos, percussionistas e dançarinos africanos e/ou imigrantes residentes no Brasil.
Notícias Relacionadas



No segundo dia do festival, o Sesc Pompeia celebra sua programação especial como Quintal do Samba, fazendo uma homenagem aos mestres do samba rock que fizeram história nos bailes da cidade. O show Os Opalas: da Batucada ao Groove traz um repertório que propõe uma viagem nostálgica pelos sucessos do gênero, além da interpretação de canções autorais da banda. Já o Sesc Santana abre a noite com o Podcast +PRETA ao vivo, apresentado pela jornalista Adriana Couto, que possui uma trajetória profissional no jornalismo musical, com participação do cantor Salgadinho, ícone do pagode dos anos 90.
A infância também terá um espaço especial nos quintais do festival, em especial no Sesc Consolação, nomeado como Quintal dos Erês. Que receberá um bate-papo sobre Infâncias Negras, com a presença da professora e escritora Kiusam de Oliveira, Leticia Nascimento e mediação de Jerusa Gomes. O encontro levará uma reflexão sobre as potencialidades das crianças como portadoras de legados e saberes ancestrais. Além disso, a unidade oferecerá uma aula aberta intergeracional que celebra o canto e as danças congolesas, conduzida pela multiartista congolesa, atriz, dançarina, ativista em prol dos direitos humanos e promotora de oficinas de afrobeats e de cultura do Congo, Prudence Kalambay.
Parte fundamental da experiência negra, a moda terá espaço no Quintal da Imagem, no Sesc Campo Limpo, com o desfile da coleção Acredite no seu Axé, da estilista Isa Silva, que apresenta um manifesto de identidade, resistência e beleza negra através de suas criações carregadas de brasilidade e ancestralidade negra.
Confira a programação completa no site: sescsp.org.br/culturasnegras
Devido a questões de saúde, Muniz Sodré não participará mais do bate-papo no dia 10/6, no Sesc Vila Mariana.
Esse conteúdo é fruto de uma parceria entre Mundo Negro e Sesc São Paulo
Notícias Recentes


