Entre os dias 20 e 29 de novembro, acontece a sétima edição do “Encontro Das Pretas”, um dos maiores eventos de cultura negra do Brasil e o primeiro do Espírito Santo. Realizado pelo Instituto DasPretas.Org, o evento que será 100% online e gratuito, reúne afroempreendedorismo feminino, música, tecnologia, educação e poesia em um festival virtual. No domingo, 22, o grupo musical de samba raíz ‘Quinteto Preto+1’ inicia uma live-show às 12h. Já o show de encerramento, no dia 29, ficará por conta da cantora e rapper Karol Conká, e no dia 26 acontecerá uma exposição virtual da fotógrafa e artista visual baiana Márvila Araújo. Outros nomes de destaque compõem esta edição, como a filósofa Katiúscia Ribeiro, o estilista baiano Isaac Silva, a pedagoga e assessora parlamentar Maria Clara Araújo (Afrotranscendente) e a influenciadora digital Xan Ravelli.
Com espaços destinados a conectar movimentos e idéias inovadoras, líderes, formadoras de opinião, o principal intuito do Festival Encontro das Pretas é ressaltar a potência e conexão das forças do afroempreendedorismo, periférico e fora do eixo Rio-São Paulo. “A maior parte dos grandes eventos acontecem no eixo RJ-SP, a proporção que o Festival Encontro Das Pretas chegou ao reunir mais de 10 mil pessoas em um evento físico, mesmo fora desse eixo, é a consequência de um trabalho com o objetivo de inovar socialmente. Existe potência para além do eixo”, comenta a CEO Priscila Gama.
Notícias Relacionadas
TV Cultura exibe ao vivo o encerramento da turnê de Thaíde, com participações de Dexter e Fat Family
Primeira Doutora negra do Brasil, Helena Teodoro é homenageada com e ocupação no CCBB em São Paulo
Por isso, a programação que será distribuída para diferentes plataformas digitais e redes sociais inicia sexta-feira (20), às 19h, com o lançamento da tradicional Feira Afro-empreendedora, agora com vendas on-line e que ficará em funcionamento até 31 de dezembro. A Feira Virtual visa a redução de impactos econômicos pré e pós-COVID-19 e promove a participação gratuita de afroempreendedores de todo o Brasil, tais como: Clube da Preta, Era Uma Vez O Mundo, Kizzala, Nativa Eco-Cosméticos, Crioula Criativa, Flor do Mato, Negrita e Barbarizy.
Com diálogos de igualdade e redução das desigualdades em linguagem contemporânea, tecnológica, diversa e inclusiva o projeto propõe soluções para as questões étnico-raciais e de gênero e um mundo conectado pelo respeito. Uma circularização de saberes em economia criativa para o desenvolvimento de pessoas e negócios periféricos, além de um ambiente aberto, humanizado, receptivo para que negros e não-negros celebrem e movimentem a transformação do país.
O Festival Encontro Das Pretas é uma iniciativa de Priscila Gama, TED Speaker, Estrategista de Inovação em Tecnologia Social, Consultora de Políticas de Diversidade e CEO do Instituto DasPretas.Org. A 7ª edição tem como parceiros institucionais o Governo do Estado do Espírito Santo e a TV GAZETA, patrocínio de ArcelorMittal, e o apoio de Budweiser, Tambor, Casa Sete e Instituto João XXIII.
SERVIÇO
7ª edição Festival Encontro Das Pretas
- Período: De 20 a 29 de novembro
- Shows, DJ sets, talks, exposições, conteúdos virtuais e feira afroempreendedora virtual
- Formato: Online
- Ingresso: Gratuito
- Censura: Livre
- Plataformas: Youtube, Facebook, Instagram e Site Encontro das Pretas
- Programação completa: Site Encontro das Pretas
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas