
Entre o dia 5 e 15 de outubro, acontece no Rio de Janeiro um dos maiores festivais de cinema do brasileiro, o Festival do Rio. O festival conta com mais de 200 títulos, entre filmes nacionais e internacionais, e uma seleção de filmes com foco nas temáticas raciais e protagonismo negro.
Em sua 25ª edição, o Festival do Rio tem como um dos seus principais objetivos reconhecer e dar a devida importância para filmes produzidos e protagonizados por pessoas negras. São diversos títulos, entre eles longas, curtas, animações e filmes nacionais e internacionais.
Notícias Relacionadas



Além da exibição dos filmes, durante todo festival acontece a Première Brasil, considerada uma das maiores vitrines do cinema nacional, com 91 longas e curtas inéditos do audiovisual brasileiro que concorrem ao Troféu Redentor, sessões de debates com diretores e produtores e filmes clássicos restaurados, como Macunaíma, de 1969, com Grande Otelo e Milton Gonçalves.
Entre os destaques, estão ‘Othelo, O grande‘, dirigido por Lucas H. Rossi, que conta história de Grande Otelo, um dos atores mais consagrados da história do cinema brasileiro, ‘Mussum, o Films‘, de Sílvio Guindane, uma cinebiografia sobre um dos maiores humoristas do Brasil, o documentário ‘Black Rio! Black Power!‘, de Emílio Domingos, e o curta ‘Arruma um Pessoal pra Gente Botar uma Macumba num Disco‘, de Chico Serra, que abordam a história social e desafios dos movimentos de música negra no Brasil, respectivamente, a soul music e o rap.
O Festival do Rio conta com sessões gratuitas e pagas e debates com nomes da indústria audiovisual na Première Brasil. Os locais, a programação completa e mais informações podem ser conferidas no site ou nas redes sociais (@festivaldorio).
O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio e realizado pelo Cinema do Rio, com apoio do Ministério da Cultura.
Notícias Recentes


