Mundo Negro

Feliz Dia das Crianças: Para quais crianças?

Foto: Reprodução

“Eles não têm videogame, às vezes nem televisão”  Racionais MC’s

Os adultos negros que vieram de uma infância pobre reconhecem que o Dia das Crianças não era diferente dos outros dias do ano. A não ser pelo constrangimento de não ter os brinquedos novos para mostrarem na escola, como as crianças brancas. Os nossos pais estavam preocupados em juntar os trocados que garantissem a comida na mesa. Mesmo decorridos muitos anos, nada mudou para as novas gerações. A desigualdade racial continua presente por toda a sociedade. Tempos atrás, uma professora do ensino fundamental me contava sobre a dificuldade de concentração das crianças que iam para a escola esfomeadas, ansiosas pelo horário da merenda.

Notícias Relacionadas


Essa falsa atmosfera de alegria relacionada ao 12 de outubro, apenas beneficia o comércio para aumentarem as vendas de produtos infantis. O cuidado que deveria garantir a dignidade humana é apenas uma discussão simbólica. Portanto, é fundamental quebrar as fantasias e denunciar as dores que envolvem as crianças negras. 

Caso você não saiba, no Brasil, a população de 5 a 17 anos submetida a trabalho infantil é preta e parda! Ela representa 66% do total de crianças e adolescentes nessa condição. O encarceramento e assassinato de negros também atinge as crianças; muitas são filhas e filhos dessas pessoas.

E no meio das mazelas, diariamente testemunhamos famílias negras morando em condições desumanas. Ao redor, as crianças brincam e correm sem a exata noção dos motivos de viverem daquela maneira. Isso quando não estão maltrapilhas nos semáforos, nos centros urbanos, trens e metrôs pedindo alguma coisa para comer e dinheiro. Diante dessas questões, a pergunta continua: Feliz Dia das Crianças. Para quais crianças?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGÊNCIA BRASIL. Trabalho infantil no país cai 21,4% em oito anos, mostra IBGE. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2025-09/trabalho-infantil-no-pais-cai-214-em-oito-anos-mostra-ibge.>  Acesso em: 9 out. 2025.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile