Durante a dinâmica na noite deste domingo (8), em A Fazenda 15, a Rachel Sheherazade se defendeu das acusações de racismo da Cariúcha, mas gerou muita polêmica na web com o discurso que levanta o debate sobre o mito da democracia racial.
“Sou neta de uma mulher negra, preta como você. Pode não estar na minha pele, mas está no meu gênesis. Não tenho culpa se houve miscigenação na minha família. Aliás, ninguém tem culpa por nascer branco ou preto nesse país. Somos resultado de uma união de cores e etnia, e todos merecem igual respeito. Não estou aqui para fazer proselitismo de raça A ou B porque eu não acredito em raça, só acredito em uma só raça, a raça humana”, disse a jornalista para a funkeira.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
Entretanto, a advogada Fayda Belo alerta para como esse discurso pode ser perigoso para a comunidade negra. “Alarga desigualdades que alimenta a famigerada meritocracia, e de quebra, invalida políticas afirmativas em um páis, que ainda hoje, vive sobre o mito da democracia racial, porém, inferioriza, animaliza, invisibiliza corpos negros”.
E completa: “É bem verdade que a gente vive um país extremamente pluriracial, mas também é verdade que essa miscigenação nasceu de estupros contra mulheres negras, que inclusive, até nos dias de hoje, recolhem resquícios dessa violência. Quando a gente olha pros dados, ainda em 2023, as maiores vítimas de violência sexual são as mulheres negras”.
A advogada também aponta outra problemática em relação ao discurso sobre a pluralidade de raças citadas pela Rachel. “Ainda que vivamos em um Brasil de muitas cores, apenas uma é alvo de exclusão, de segregação, e de negação de direitos. Significa dizer que não reconhecer que há uma desigualdade racial no Brasil é colaborar para que ela nunca acabe”, finaliza.
Entenda o caso
Na semana passada, durante embate com Sheherazade, Cariúcha acusou a jornalista de proferir falas racistas. A Garota da Laje disse que a ex-SBT era preconceituosa por ter medo de contrair alguma doença após receber respingos de saliva durante uma briga, o que, na verdade, não aconteceu. Logo após o ocorrido, os representantes da jornalista também confirmaram que vão abrir processo contra a artista.
Em meio às polêmicas das acusações de racismo contra Sheherazade e falas homofóbicas contra o Lucas Souza, a apresentadora Adriana Galisteu entrou ao vivo para dizer a Cariúcha que não ocorreu o que ela estava comentando pela casa, como uma forma de alerta. Entretanto, o assunto se estendeu até a dinâmica de ontem entre os peões.
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety