Mundo Negro

“Falta diversidade de gênero e raça no Supremo”, diz Flávia Oliveira sobre cotados de Lula para substituir Barroso

Foto: Fellipe Sampaio/STF

A aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso reacendeu o debate sobre a falta de diversidade no Supremo Tribunal Federal (STF). Barroso, que está na Corte há 12 anos e foi indicado pela ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), anunciou nesta quinta-feira (9) que deixará o cargo após concluir seu mandato na presidência do tribunal, encerrado em setembro.

Com a saída, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar o novo nome para ocupar a vaga — será a terceira escolha do atual mandato, após as nomeações de Cristiano Zanin e Flávio Dino. Entre os nomes mais cotados nos bastidores estão Bruno Dantas, Jorge Messias, Rodrigo Pacheco e Vinicius de Carvalho, todos homens brancos, considerados figuras de confiança de Lula.

Notícias Relacionadas


Durante o programa #EmPauta, da GloboNews, a jornalista Flávia Oliveira destacou o que considera um problema estrutural na composição do Supremo: a falta de diversidade. Atualmente, dos 11 ministros, apenas Cármen Lúcia representa o gênero feminino, e nenhuma pessoa negra.

Embora Barroso tenha declarado o desejo de que uma mulher o suceda, Flávia ponderou que o padrão das indicações permanece o mesmo. “A questão é, efetivamente, o presidente se convencer de que falta diversidade de gênero e raça no Supremo e tomar essa decisão, mas a esperança é mínima”, afirmou.

Poucas horas após o anúncio da aposentadoria, personalidades negras usaram as redes sociais para cobrar mais representatividade negra nas indicações ao STF. Uma carta aberta divulgada pelas organizações Fórum de Justiça, Plataforma Justa e Themis – Gênero e Justiça também reforçou o apelo e apresentou alguns nomes de mulheres qualificadas para a vaga de Barroso, entre elas Edilene Lôbo (TSE), Sheila de Carvalho (Secretaria Nacional de Acesso à Justiça) e Vera Lúcia Araújo (ministra substituta do TSE).

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile