O programa Em Pauta entrou para história do telejornalismo ao ser apresentado pela primeira vez com um time exclusivo de jornalistas negros na noite dessa quarta feira, 3 de junho.
Heraldo Pereira apresentou o jornal no lugar do jornalista Marcelo Cosme, juntamente com as jornalistas, Maju Coutinho, Aline Midlej, Lilian Ribeiro, Zileide Silva e Flávia Oliveira.
Notícias Relacionadas
Mirella Archangello, que ficou conhecida como “repórter mirim”, alcança 960 na redação do Enem e planeja cursar Jornalismo
“Cinema negro afetivo e verdadeiro”: diretor e protagonista falam sobre a potência de ‘Kasa Branca’
“Sabe qual foi o jornal que mais me marcou em 21 anos de carreira? O que eu não apresentei. Foi o do dia 3/06/2020! Todos contra o racismo”, disse Cosme em sua conta no Twitter.
A Globonews havia sido criticada por ter, na noite anterior, discutido racismo com um grupo de jornalistas brancos.
Os jornalistas repercutiram a forma que a sociedade vem discutindo a questão racial e fizeram relatos pessoais. A maioria de origem muito humilde, valorizou a importância da educação.
Heraldo ficou emocionado quando Lilian contou sobre sua história. “Meu pai tinha uma única calça jeans para poder pagar a mensalidade da minha escola da escola. Ele lavava e deixava secando atrás da geladeira, para poder usar no dia seguinte”, explicou a jornalista da Globonews.
A Internet celebrou o momento.
Nas considerações finais Maju Coutinho agradeceu a participação, mas destacou a importância de ter rostos negros falando sobre outros assuntos. “Que nós negras e negros não fiquemos em uma segunda escravidão que é só falar sobre esse tema (racismo). Falemos de racismo, mas temos muito mais a oferecer. É importante que se normalize nossa presença falando de diversos assuntos”, disse a apresentadora do Jornal Hoje.
Zileide Silva e Flavia Oliveira entraram para a equipe de jornalistas do Jornal das 10, apresentado por Heraldo Pereira.
Perdeu o jornal? Assista clicando aqui https://g1.globo.com/globonews/globonews-em-pauta/playlist/jornalistas-debatem-racismo-no-em-pauta.ghtml
Notícias Recentes
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário