Na última quinta-feira o Facebook anunciou um aporte de 200 milhões de dólares para apoiar a comunidade, empresas e organizações lideradas por pessoas negras em todo o mundo.
O anúncio foi feito pela diretora de operações da empresa Sheryl Sandberg, em sua rede social: “As últimas semanas nos obrigaram a enfrentar a realidade de violência e injustiça que os membros da comunidade negra enfrentam diariamente”. […] “Compartilhamos palavras de apoio aos nossos amigos, colegas, comunidades, mas precisamos agir também.”
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Dos 200 milhões prometidos, 25 milhões serão investidos em criadores de conteúdo negros, 75 milhões serão direcionados a subsídios em dinheiro ou crédito em anúncios para organizações e instituições sem fins lucrativos e que atendem à comunidade negra e 100 milhões serão destinados a contratação de fornecedores, como agências de propaganda e marketing. O programa é global e tem início nos Estados Unidos, onde é a sede da companhia.
A empresa também se comprometeu a aumentar a representatividade negra nas posições de liderança. A proposta é ter 30% a mais de negros, nos próximos 5 anos.
De acordo com o Relatório de Diversidade do Facebook de 2019, atualmente 3,8% dos colaboradores são negros e 3,1% assumem cargos de liderança.
Além dessa iniciativa, o Facebook está desenvolvendo uma nova seção na rede social chamada de “Lift Black Voices” (na tradução livre para o português, “Levantar Vozes Negras”), que vai destacar histórias de pessoas negras e trazer conteúdos educativos.
“Este é apenas o começo de como planejamos ajudar nessa luta” […] “Continuaremos ouvindo e tomando medidas para apoiar o sucesso a longo prazo da comunidade negra”, conclui Sandberg.
Nos últimos dias também, a rede social anunciou que vai revisar o seu algoritmo para apoiar e proteger a comunidade negra em todo o mundo.
Hoje, a Facebook Company possui em seu catálogo de produtos marcas como o próprio Facebook, Instagram, Messenger, WhatsApp, Oculus entre outros.