Fábio Marxx dedica outubro a “31 anos, 31 dias, 31 arquitetos”, com foco em diversidade; conteúdos com profissionais negros terão parceria com o Mundo Negro

0
Fábio Marxx dedica outubro a “31 anos, 31 dias, 31 arquitetos”, com foco em diversidade; conteúdos com profissionais negros terão parceria com o Mundo Negro
Foto: reprodução

O ator, designer e criador de conteúdo Fábio Marxx ,  cuiabano, vivendo em São Paulo, conhecido pela personagem Sheyla Christina , transformou o mês do seu aniversário em uma curadoria diária de arquitetura. Ao longo de outubro, sempre às 8h, ele publica a série “31 anos, 31 dias, 31 arquitetos”, destacando profissionais que expandem o repertório do campo, com ênfase em mulheres negras e em estéticas que fogem do eixo eurocêntrico. Os conteúdos com profissionais negros serão feitos em parceria com o Mundo Negro, em formato de collab no Instagram.

Em entrevista ao Mundo Negro, Fábio disse que revisita uma estratégia que mudou sua carreira: “eu escolhi o meu mês de aniversário porque, assim como aconteceu cinco anos atrás, eu postei um vídeo por dia em outubro. Sheyla Christina virou essa potência. Agora quero um novo posicionamento como influenciador, sem abandonar o humor, e trazer uma frente mais informativa”. Ele explica que o impulso atual nasce de um olhar mais estruturado: “lá atrás eu já pensava em constânciapropósito e marketing. Hoje faço o mesmo, só que com o Fábio”.

Notícias Relacionadas


Sobre o critério de seleção, Fábio é direto: “parte da diversidade. Quero falar de gente que faz a diferença no mercado, que sustenta o discurso no trabalho. Pesquiso mulheres que fizeram e fazem história, pessoas negras e não brancas do Brasil e de outros países. Quando olhamos para África, Índia, Japão e para quem consome a estética brasileira, fica evidente que a linguagem muda porque as vivências são diferentes”. A ambição do projeto é oferecer material de apoio para estudo e descoberta: “que as pessoas conheçam esses profissionais e vejam o trabalho de quem está transformando a arquitetura”.

Até agora, quem já apareceu

  • David Adjaye — arquiteto britânico-ganês ligado a obras icônicas como o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, em Washington, D.C. Na série, Fábio sublinha arquitetura como identidade, memória e histórias que os espaços carregam.
  • João Gabriel — um dos nomes da nova geração da arquitetura brasileira. Soteropolitano, negro, já foi destaque na Forbes, é colunista da Casa e Jardim e assina mais de 120 projetos em 17 estados e 3 países. Fábio pontua sua atuação ao recuperar a memória de Tebas na CasaCor Bahia e defende que arquitetura é também vozresistência e legado.

As próximas publicações seguirão o eixo de diversidade, repertório internacional e referências brasileiras fora da rota eurocêntrica.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display