Exposição no Planetário de Brasília destaca astrofísicos negros e temas da ciência

0
Exposição no Planetário de Brasília destaca astrofísicos negros e temas da ciência
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

No dia 12 de novembro, o Planetário de Brasília será palco da abertura da exposição “Astrofísica dos Corpos Negros“, evento que destaca a trajetória de astrofísicos(as) negros(as) brasileiros(as) e promove discussões sobre representatividade científica. A mostra estará aberta ao público a partir do dia 13 e, em paralelo, uma versão virtual será lançada durante a Semana Nacional de Ciência, acessível pelo site da iniciativa.

A exposição, ilustrada pelo artista Camilo Martins, foi idealizada pela pesquisadora Eliade Lima, em colaboração com Oscar dos Santos Borba e Liandra Ramos, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Alan Alves Brito, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Rita de Cassia dos Anjos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O projeto apresenta temas astrofísicos que abordam desde o surgimento de estrelas até elementos fundamentais da natureza, além de destacar atravessamentos sociais que influenciam o acesso à ciência.

“A ideia surgiu a partir de um artigo do professor Alan Alves Brito sobre corpos negros e questões étnico-raciais, gênero e suas interseções na Física e Astronomia brasileiras,” explicou Eliade Lima. Segundo a pesquisadora, o artigo discutia o conceito de “corpos negros” na Física do século XIX e questões ligadas ao racismo científico e à baixa representatividade de pesquisadores negros no Brasil. “Nosso objetivo é mostrar a Astrofísica estudada por ‘corpos negros’ e trazer mais crianças e adolescentes negros para a ciência brasileira,” afirma.

Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a mostra conta com conteúdos textuais e audiovisuais interativos, com foco em estudantes de escolas públicas e no público em geral. O projeto visa conscientizar sobre desigualdades étnico-raciais e de gênero na ciência e incentivar jovens cientistas negros(as) ao apresentar tópicos como nebulosas, aglomerados estelares e raios cósmicos sob a perspectiva de astrofísicos(as) negros(as) brasileiros(as).

Notícias Relacionadas


Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display