Exposição na Pinacoteca de São Paulo revela técnicas ancestrais da arte têxtil africana

0
Exposição na Pinacoteca de São Paulo revela técnicas ancestrais da arte têxtil africana
Foto: Acervo Maison Gacha e Fondation Jean-Félicien Gacha

A Pinacoteca de São Paulo estreia neste sábado, 31, a exposição “Entre a cabeça e a terra: arte têxtil tradicional africana”, que ocupa sete salas do edifício Pinacoteca Luz. A mostra, realizada em colaboração com a Maison Gacha, de Paris, e a Fondation Jean-Félicien Gacha, de Bangoulap, no Camarões, apresenta 129 peças que oferecem um olhar diverso sobre o continente africano, com ênfase em suas tradições e contribuições artísticas. A exposição permanece em cartaz até 2 de fevereiro de 2025, com entrada gratuita aos sábados.

Com curadoria de Renato Menezes e Danilo Lovisi, a exposição destaca as práticas têxteis de diferentes povos africanos, trazendo ao Brasil um conjunto inédito de obras que exploram ritos e cosmogonias através de materiais e técnicas ancestrais. A mostra se propõe a reconfigurar as percepções sobre África, apresentando-a como um continente de vastos saberes e sofisticação artística.

Notícias Relacionadas


O percurso expositivo inclui máscaras, túnicas, adornos, tecidos bordados e tingidos, além de estatuetas, que ilustram a riqueza dos artesanatos africanos. Um dos destaques é o conjunto de mais de 20 máscaras-elefante bordadas com contas de vidro multicoloridas, utilizadas pelos Bamileké, do Camarões, em celebrações e rituais.

A exposição também explora a relação entre a produção têxtil e as identidades coletivas, evidenciando como os processos artesanais, que podem levar meses para serem concluídos, são transmitidos de geração em geração. Os visitantes poderão compreender o valor simbólico dessas peças, como o tecido ndop camaronês, tradicionalmente usado por reis e figuras notáveis.

SERVIÇO

Entre a cabeça e a terra: a arte têxtil tradicional africana  

Edifício Pinacoteca Luz (7 salas) 

Período: 31.08.2024 a 02.02.2025

De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)

Gratuitos aos sábados – R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), ingresso único com acesso aos três edifícios – válido somente para o dia marcado no ingresso

Quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h)

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display