Nesta quarta-feira, 19, os norte-americanos celebram o Juneteenth, feriado também conhecido como Dia da Liberdade, que marca a emancipação das pessoas negras que foram escravizadas nos Estados Unidos. Nesse mesmo dia, no ano de 1865, a notícia da emancipação finalmente chegou ao estado do Texas, o último do país a receber a mensagem oficial da abolição da escravidão.
A data, significativa para a população negra dos Estados Unidos, se transformou em uma ocasião pertinente para reunir a comunidade negra de lá em eventos e festivais que celebram a cultura afro em todas as suas potencialidades. No artigo “Reuniões do Juneteenth no Brooklyn existem para ‘Centralizar a Alegria Negra'”, escrito pela jornalista Gina Cherelus para o jornal The New York Times, ela descreve como acontece o ‘The Lay Out’, encontro criado por Emily Anadu para celebrar a ‘alegria negra’ no famoso bairro de Nova York.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
Reconhecendo a importância deste feriado, Anadu criou o ‘The Lay Out’, que está em sua quinta edição, para proporcionar uma celebração pública e acessível no Fort Greene Park, no Brooklyn, um bairro com uma rica história na comunidade negra. A ideia do evento surgiu durante um período de protestos em Nova York contra o assassinato de George Floyd, no verão de 2020, quando Anadu presenciou a destruição de um carro da polícia durante uma manifestação. No dia seguinte, ao ajudar na limpeza do parque, ela se deparou com as palavras “Black Lives Matter” escritas nas cinzas.
Essa experiência lhe deu a ideia de criar o evento, que teve sua primeira edição em 7 de junho de 2020 e reuniu 500 pessoas, apenas uma semana após o incidente. Em apenas três dias, Anadu organizou o evento com a ajuda de amigos e divulgação online, com o objetivo de criar um espaço de solidariedade e celebração para a comunidade negra, especialmente em torno do Juneteenth.
O ‘Lay Out rapidamente’ se tornou um dos eventos mais aguardados do verão no Brooklyn, atraindo multidões para uma tarde de música, atividades recreativas e confraternização. Este ano, o evento trouxe uma série de atividades que incluiu oficinas de tênis, mini-jogos de basquete, e uma variedade de negócios de propriedade de negros que ofereceram comidas e produtos locais. Além de ser realizado em diversos parques da cidade.
Anadu enfatiza que o propósito do Lay Out é celebrar a alegria e a resiliência da comunidade negra em torno do Juneteenth, um feriado que simboliza tanto a liberdade quanto a continuidade da luta por direitos civis. “A experiência do contraste entre a dor que muitos sentiam e a normalidade que outros desfrutavam foi desconfortável, mas reafirmou a necessidade de um espaço como o Lay Out”, disse Anadu.
Veja imagens do encontro do último domingo:
Notícias Recentes
Melhores séries com protagonismo negro de 2024
Com que vinho eu brindo? Harmonizações que surpreendem e encantam no seu Réveillon