Mundo Negro

“Eu voto preto”: escolha de candidaturas negras se torna um dos assuntos mais comentados no Twitter

Foto: Marcelo Casal / Agência Brasil.

A expressão “Eu voto preto” ganhou o Twitter na manhã desta sexta-feira (30), último dia útil antes das eleições de 2022. A Coalizão Negra por Direitos e outros perfis engajados na luta antirracista e na representação de pessoas negras no Parlamento puxaram a movimentação na internet.

A iniciativa tem o objetivo de mobilizar eleitores para que escolham candidaturas negras para o parlamento no próximo domingo, especialmente diante de uma eleição polarizada e com a baixa presença de candidatos negros competitivos nas eleições para o Poder Executivo.

Notícias Relacionadas


A renovação política e a necessidade de se ver representada pelos políticos que exercem mandatos foi lembrada durante o tuitaço. “Como boa parte dos brasileiros eu não me sinto representada, eu quero renovação política. Mas como cientista política eu sei que renovar não é deixar de votar nos velhos brancos pra votar nos filhos brancos deles. Eu vou votar no povo e o povo é preto!”, disse a cientista política Nailah Veleci.

Diversos candidatos e candidatas negras aproveitaram o crescimento do assunto na rede sociail para dar visibilidade às suas propostas e número de votação, aproveitando os últimos instantes de campanha na internet, que está liberada até sábado (1º).

Para as eleições de 2022, a iniciativa Quilombo Nos Parlamentos organizou candidaturas de pessoas negras progressistas e comprometidas com a questão racial, para ajudar os eleitores na escolha de em quem votar. A iniciativa reúne 120 candidaturas de pessoas ligadas ao movimento negro e tem, entre seus focos, o objetivo de difundir o voto antirracista no Brasil, apoiando candidatos realmente preocupados com a causa racial.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile