Uma pesquisa realizada pela Be. Labs, uma aceleradora e empreendimentos femininos do nordeste, apontou que as mulheres empreendedoras na região são, em sua maioria, negras (64,4%) com idade média de 38,5 anos, casadas, além disso, 71,7% das respondentes têm filhos e são chefes de família.
De acordo com o levantamento, que reuniu informações fornecidas por 600 mulheres, embora muitas possuam alto nível de escolaridade (26,2% das respondentes possui pós-graduação completa e 21,35% têm ensino superior completo), a maioria recebe de 1 a 3 salários mínimos e o negócio não é sua única fonte de renda. A pesquisa também mostrou que a maioria empreende no segmento de produção, como artesanato, confeitaria e alimentação, e fatura entre R$1 mil a R$50 mil por ano.
Notícias Relacionadas
Zileide Silva recebe primeiro Prêmio Glória Maria de Jornalismo na Câmara dos Deputados
Whoopi Goldberg lança rede global de esportes femininos e promete visibilidade inédita para atletas ao redor do mundo
A principal motivação das mulheres para empreender foi o desejo de ser independente, e a maioria das empreendedoras afirmou que não aceitaria um emprego CLT se lhes fosse oferecido. Entretanto, as mulheres enfrentam dificuldades em conciliar trabalho, estudo, família e vida pessoal. A interseccionalidade de cor/raça/etnia revelou que 81,75% das mulheres negras recebem menos de um salário mínimo, são a maioria das chefes de família e estão mais endividadas do que mulheres brancas.
Há um medo constante de fracassar que pode ser explicado pelo mercado que não abre muito espaço para mulheres ocuparem cargos de liderança. As mulheres também enfrentam dificuldades em conciliar trabalho, estudo, família e vida pessoal, o que pode ser um empecilho para empreender. Embora a maioria das empreendedoras negue que o gênero seja um obstáculo para empreender, o estudo destaca a existência de vieses inconscientes de gênero que formam uma barreira invisível e perpetuam a desigualdade entre as mulheres, sobretudo, as mulheres negras.
Notícias Recentes
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar
De cosméticos a livros: produtos de empreendedores negros para você apoiar nesta Black Friday