O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, feriado nacional celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, é também oportunidade para refletirmos sobre a importância da representatividade e do consumo consciente dentro da comunidade negra. Em 2024, um estudo realizado pela Data Makers em parceria com a Black Influence reforça que o consumo vai além de uma simples transação comercial — ele pode ser uma ferramenta de empoderamento e transformação social.
O Black Consumers, que ouviu 744 pessoas pretas e pardas de todas as regiões do Brasil, revelou que 64,85% dos entrevistados dão preferência a marcas que apoiam ou se identificam com a causa negra. Mais da metade, 57,41%, afirmou que pagaria mais por produtos ou serviços alinhados com essa causa. Ao mesmo tempo, a relação entre o consumidor negro e as marcas não se baseia apenas em preferências: 56,25% dos respondentes disseram que boicotariam ativamente empresas que desrespeitem a população negra, enquanto 45,65% já deixaram de consumir de marcas por falta de apoio ou por desrespeito à comunidade.
Notícias Relacionadas
Cida Bento é homenageada no projeto Donas da Rua, da Maurício de Souza Produções, no Dia da Consciência Negra
Pequena África recebe R$ 7,3 mi do BNDES; anuncio de investimento foi feito durante o G20 social
A representatividade também foi apontada como essencial. Cerca de 62% dos entrevistados destacaram que a presença de pessoas pretas e pardas influencia positivamente a relação com uma marca, enquanto 58,78% afirmaram consumir mais de marcas que empregam essa diversidade. No entanto, o desafio ainda persiste: setores como beleza (13,7%), serviços financeiros (12,56%), educação (12,1%) e moda (11,59%) foram identificados como os mais deficitários em atender as necessidades dessa população.
Com a proximidade da Black Friday, marcada para a última sexta-feira de novembro, esse cenário se apresenta como uma oportunidade para reforçar a valorização de empreendedores negros e suas marcas. É um momento estratégico para consumidores engajados investirem em produtos que representem não apenas qualidade, mas também propósito.
Confira as indicações de produtos do Mundo Negro:
Cosméticos
Com produtos dedicados a cuidar da pele negra e dos cabelos crespos e cacheados, marcas criadas por empreendedores negros estão dedicadas a suprir as necessidades de cuidados estéticos da nossa comunidade, oferecendo produtos que abrangem toda nossa diversidade.
Creme Para Pentear Cabelos Crespos Negra Rosa 500ml – R$ 29,90 (COMPRE AQUI)
Hidratante Corporal Yabás – R$ 58,80 (COMPRE AQUI)
Refil – Shampoo Vegano P/ Dreads – Removedor De Resíduos (COMPRE AQUI)
Vestuário
A moda é um dos pontos altos da cultura negra. Tanto quando se trata de novas tendências ou quando a estratégia é incorporar a elas elementos que viajam diretamente de África, como as estampas e tecidos característicos de diferentes povos da terra mãe.
Country Is Black – Camiseta Oversized 100% Algodão 26.1 – R$ 199 (COMPRE AQUI)
Vestido Curto Afro Rainha Nzinga – R$ 49,90 (COMPRE AQUI)
Jardineira Akili – R$ 119 (COMPRE AQUI)
Acessórios
E para quem é apaixonado por acessórios que carregam mensagens poderosas, trouxemos indicações de anel, brinco e colar que são ótimas opções para quem procura algo mais discreto ou para pessoas que querem causar impacto.
Colar De Buzios Natural – R$ 275,50 (COMPRE AQUI)
Maxi Brinco Afro Dandara – Punho Cerrado Em Acrílico – R$ 69 (COMPRE AQUI)
Anel Ajustável Latina Poetnico – R$ 79 (COMPRE AQUI)
Acessórios de moda
Também selecionamos alguns acessórios de moda que podem compor seu look, deixando-o mais bonito e ainda fortalecer os empreendedores negros.
Livros
Como conhecimento nunca é demais, indicamos livros que resgatam a história de matriarcas negras, mostram a luta de mulheres negras e enaltecem nossas crianças.
Faria tudo outra vez, de Mãe Marcia Marçal (Aruanda Livros) – R$ 49,90 (COMPRE AQUI)
Livro – Vozes que não se calam: cartas de um evangelho brasileiro, feminino e negro – R$ 49,20 (COMPRE AQUI)
Ôse – coleção de destinos: Volume 16 – R$ 115 (COMPRE AQUI)
Os cachinhos de Bia – R$ 25 (COMPRE AQUI)
Notícias Recentes
Estudo aponta que 62% dos consumidores negros priorizam marcas com representatividade; Confira nossas dicas
Crianças autistas negras são 2,6 vezes mais propensas a receber diagnósticos errados antes do TEA