Nesta sexta-feira (31), o vídeo de um ataque racista invadiu as redes sociais. No registro, estudantes fazem bullying contra uma adolescente negra, chamada Vitória, e ridicularizam a jovem pela aparência do seu cabelo. “Quem conhece e sabe da história de vida dessa menina, sabe o quanto isso vai mexer com sua cabeça o quanto isso vai doer nela”, comentou uma internauta ao compartilhar o vídeo, que rapidamente viralizou.
O ataque aconteceu na Escola Estadual Flávio Ribeiro de Rezende, em Natividade, interior do Rio de Janeiro. Causando comoção e revolta, os estudantes da instituição pública se reuniram numa enorme ação de solidariedade e criaram o movimento ‘Justiça Por Vitória’. Através de um perfil no Instagram, os alunos criaram uma rede de apoio e de manifestação.
Notícias Relacionadas
A luta faz a lei: entenda a cronologia do “Feriado de Zumbi”
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
Uma das estudantes, responsável por compartilhar publicamente o vídeo, revelou que uma reunião foi feita com a diretora e os responsáveis pela Escola Estadual Flávio Ribeiro de Rezende. “Precisamos lembrar que as meninas [que cometeram o bullying] são crianças, independente de tudo. Jogar comentarem desnecessários não vai fazer que as consequências sejam mais rápidas. O que pudemos fazer, já fizemos, que foi a manifestação. Agora precisamos deixar quem estudou para isso, resolver o assunto”, destacou a jovem.
Com diversos cartazes, os estudantes manifestaram e pediram apoio da sociedade. “É por pessoas como vocês que ainda acreditamos num mundo melhor. Atitude linda demais”, comentou uma internauta ao ver a manifestação. “Como é gratificante saber que existem crianças e adolescentes que realmente sabem usar a sua voz em pró do bem”, relatou outro usuário.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo