Poeta pernambucano, ativista político, ator de cinema, artista plástico, pesquisador de culturas populares, homem de teatro e negro, Solano Trindade ficou conhecido como O Poeta do Povo. Ele foi e é uma referência fundamental na luta por igualdade no país. Entre os anos 30 e 60, fundou vários movimentos negros no país, como a Frente Negra Pernambucana, o Centro de Cultura Afro-Brasileiro e o Teatro Popular Brasileiro.
Espetáculo de sucesso em sua estreia no Sesc Tijuca, “Negra Palavra Solano Trindade” volta aos palcos a partir de 14 de janeiro, no Teatro Poeira em Botafogo, a peça traz à cena teatral o nome de Solano enaltecendo sua importância na trajetória da poesia e da escrita preta brasileira.
Notícias Relacionadas
Filme baiano afrofuturista é selecionado para festival internacional da Nigéria
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
“O maior desafio e creio que, também, a grande força desse trabalho, veio da percepção de que as poesias de Solano são profundamente atuais. Assim, buscamos entender como suas palavras reverberam nos atores hoje, para intuir uma projeção do poeta no futuro, diz Renato Farias, roteirista e diretor do espetáculo.
Na concepção do espetáculo, a musicalidade e o corpo negro são tão importantes quanto a palavra, respeitando, assim, um estar no mundo pela ótica negra. Todas as dimensões do poeta estão representadas na seleção das poesias, nas marcações do espetáculo e nas músicas executadas pelos atores em seus próprios corpos.
“A dramaturgia, composta apenas por poesias, e a construção do espetáculo feita, em sua grande maioria, por artistas e criadores negros, deu origem a um trabalho que dialoga com o Brasil atual e, através do pensamento e da sensibilidade de Solano, aponta caminhos de beleza, afeto, resistência e luta”, afirma diretor.
Dos 23 artistas criadores, 21 são negros, assim, o olhar preto constrói uma linguagem que resulta em cena como a tradução contemporânea da obra de Solano Trindade.
Serviço:
Local: Teatro Poeira – Temporada de 14 de janeiro a 19 de fevereiro – terças e quartas – 21:00 – Rua São João Batista, 104 – Botafogo
Duração: 60 min – Classificação: 12 anos
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) / R$ 25,00 (meia)
Notícias Recentes
Negros Trumpistas: para cientista político americano, empreendedorismo atrai jovens negros ao voto em Trump
Com 28 Grammys e 60 anos de carreira transformadora no jazz e no pop, Quincy Jones construiu parcerias históricas