A aclamada versão brasileira “A Cor Púrpura – O Musical“, retorna para mais uma temporada no centro do Rio de Janeiro, no Teatro João Caetano, entre os dias 3 e 27 de maio. O espetáculo iniciou sua temporada em setembro de 2019 e recebeu mais de 100 prêmios.
Escrito há mais de 35 anos pela Alice Walker e vencedor dos Prêmios Pulitzer, Grammy e Tony, “A Cor Púrpura” é um musical baseado em uma história passada na primeira metade do século XX, na zona rural do Sul dos Estados Unidos, com personagens típicos dessa região.
Notícias Relacionadas
Pequena África recebe R$ 7,3 mi do BNDES; anuncio de investimento foi feito durante o G20 social
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
O musical apresenta a trajetória e luta de Celie (Amanda Vicente) contra as adversidades impostas pela vida a uma mulher negra, na Geórgia. Na adolescência, a personagem tem dois filhos de seu suposto pai (Jorge Maya), que a oferece a um fazendeiro local para criar seus herdeiros (entre eles, Harpho – Caio Giovani), lavar, passar e trabalhar sem remuneração. Ela é tirada à força do convívio de sua irmã caçula Nettie (Lola Borges) e passa a morar com o marido Mister (Wladimir Pinheiro). Enquanto Celie resigna-se ao sofrimento, Sofia (Érika Afonso) e Shug (Flávia Santana) entram em cena, mostrando que há possibilidade de mudanças, novas perspectivas, esperança e até prazer. A saga de Celie é permeada por questões sociais de extrema relevância até os dias atuais como a desigualdade, abuso de poder, racismo, machismo, sexismo e a violência contra a mulher.
Após temporadas de sucesso no Rio de Janeiro, em São Paulo, Salvador e por diversas cidades do país, o musical iniciou sua turnê 2023 em março pelo Nordeste, para, em seguida, voltar ao Rio de Janeiro, trazendo à cena a produção que consagrou o espetáculo: 17 atores, 90 figurinos, um palco giratório de 6 metros de diâmetro e uma escada curva com sistema de traveling em volta do cenário.
“Para mim, como cidadão, o espetáculo é uma grande oportunidade, acho importante falar sobre uma mulher que vence; sobre amor; representatividade negra e feminina. A peça tem muito humor e é emotiva. É um texto de emoção”, diz o diretor Tadeu Aguiar.
Serviço:
A Cor Púpura – O Musical
Local: Teatro João Caetano, Rio de Janeiro – Prç. Tiradentes, s/n – Centro
Quando: Entre os dias 3 e 27 de maio de 2023
Quartas, Quintas e Sextas às 19h; Sábado às 16h
Ingresso: R$ 75
Classificação etária: 12 anos
Notícias Recentes
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro