Mundo Negro

Especial ‘Falas Negras’, da Globo terá representatividade positiva na TV

A médica carioca Fátima Oladejo - Foto: Divulgação

Em sua primeira edição, em 2020 o especial Falas Negras da Globo fez muita gente chorar. Dirigido de forma impecável por Lázaro Ramos e com um elenco primoroso, o programa foi difícil de assistir para algumas pessoas.  Tatiana Tibúrcio, por exemplo, emocionou o Brasil como Dona Mirtes, mãe do pequeno Miguel e o choro dela doeu em todos nós.


Este ano o programa que será dirigido por Naína de Paula e Henrique Matias. ‘Falas Negras’ apostará em narrativas que envolvam força e potência por meio do reconhecimento, atrás da história de 5 personagens, da contribuição dos profissionais negros para a história do Brasil.  

Notícias Relacionadas


“Decidimos fazer um Falas com um diferencial que é trazer para o primeiro plano personagens que celebrem a força do seu trabalho e de sua existência como negros. Apesar de a mão de obra negra ter construído a riqueza desse país, essa riqueza nunca foi partilhada de forma justa com o povo preto”, diz a diretora que complementa: “Se mudarmos no presente essa condição, se criarmos um novo imaginário, a partir do qual a pessoa preta possa ser o que quiser, sem nenhum tipo de julgamento, com certeza teremos um outro futuro”, afirma Naína.   

Histórias positivas

O ‘Falas Negras’ contará as histórias da chef pernambucana Negralinda, do pedreiro baiano Geomar Rabelo, da professora mato-grossense Ana Fernandes, do produtor audiovisual gaúcho Cryston Rodrigues e da médica carioca Fátima Oladejo. Dessa forma, como no ano passado, além dos personagens do especial, a equipe é majoritariamente formada por pessoas negras.

“Temos que pensar não só em pessoas pretas contando suas próprias narrativas, mas como narradoras do mundo também. Se narrar é construir mundos possíveis, universos compartilhados, só com pessoas pretas narrando, teremos uma nação dentro dessa terra”, acredita Naína. 

O especial vai ao ar na Globo no sábado, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, após ‘Um Lugar ao Sol’. Também será exibido no GNT, dia 22 de novembro, à 0h, e no dia 26 no Canal Brasil, às 19h10. 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile