Escrita há 90 anos, Grace Passô faz história como a primeira mulher negra a dirigir a ópera ‘Porgy and Bess’

0
Escrita há 90 anos, Grace Passô faz história como a primeira mulher negra a dirigir a ópera ‘Porgy and Bess’
Foto: Rogerio Vieira/Valor

Com ingressos esgotados, o Theatro Municipal de São Paulo recebe, na próxima sexta-feira (19), a estreia da ópera “Porgy and Bess”, de George Gershwin. Escrita em 1935, a obra será encenada pela primeira vez no Brasil e terá direção da atriz e dramaturga Grace Passô, que se torna a primeira mulher negra a assumir essa função na montagem.

A peça, que exige elenco totalmente negro, ganha uma leitura inovadora sob o olhar de Passô, que incorpora elementos da cultura e do tempo presente à narrativa ambientada na Carolina do Sul na década de 1930. “A minha proposta é que a peça seja atravessada por elementos da nossa cultura e do nosso tempo. É praticamente uma reescritura do Porgy e Bess para a cultura brasileira”, explica a diretora em entrevista à coluna de Alice Ferraz no Estadão.

Notícias Relacionadas


A soprano Latonia Moore, que já viveu personagens da ópera em outras produções internacionais, destaca o simbolismo deste momento. “É a nona vez que apresento essa peça, mas a primeira em que sou dirigida por uma mulher e também por uma pessoa negra, o que me deixa profundamente emocionada. É uma mudança muito especial”, celebra.

A expectativa é que esta seja uma experiência que vai muito além da ópera tradicional, despertando memórias, sensações e fortalecendo o diálogo sobre representatividade no palco.

SERVIÇO
“Porgy and Bess”

Datas: 19, 20, 21, 23, 24, 26 e 27/9.
Local: Theatro Municipal – Sala de Espetáculo.
Ingressos: de R$33 a R$210 (inteira). Clique aqui!
Nos dias 20 e 21/9 récitas com acessibilidade em libras e audiodescrição.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display