Uma das dificuldades de órgãos públicos e organizações que estão trabalhando no resgate e assistência das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul é ter que lidar com as consequências da divulgação de ‘Fake news‘. Em uma publicação no Instagram, a Deputada Federal, Erika Hilton, destacou que o objetivo de influenciadores que divulgam informações falsas sobre atuação do governo ou de organizações na ajuda à população do RS é “gerar indignação e engajamento”.
“Olhar para a câmera gritando termos genéricos de revolta, ou nos piores casos, mentiras que atrapalham o resgate e a ajuda humanitária, é um trabalho com objetivo: gerar indignação e engajamento”, disse. “O que elas buscam é justamente a atenção e o engajamento que dignifica suas vozes, e cria no imaginário popular a noção de que elas “fizeram algo”, mesmo sem terem feito nada”, pontuou a parlamentar.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
A tentativa de figuras públicas de inundar as redes sociais com o discurso de que o "Governo não faz nada" logo após o Governo Lula anunciar R$50 Bilhões para o Rio Grande do Sul é sim no mínimo suspeita.
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) May 9, 2024
Mas além disso, olhar para a câmera gritando termos genéricos de revolta,… pic.twitter.com/ppSUrQnhkB
“Tanto das pessoas que vão acreditar ou espalhar mais mentiras ainda nos comentários, quanto de quem vai se indignar com tamanha chinelagem. Não estou dizendo que não é pra se indignar. Mas engajar, mesmo que criticando, não vai fazer essas pessoas pararem.”, acrescentou ela.
A polícia está investigando 8 casos de divulgação de Fake News e o Governo Federal criou uma sala de situação para trabalhar no monitoramento e combate às notícias falsas. Grupos que monitoram redes sociais identificaram um movimento coordenado para disseminar mensagens falsas sobre a atuação do Estado na região, difamação às Forças Armadas, além de compartilhar conteúdo que estimulam o pânico econômico, com mentiras sobre risco de desabastecimento.
Em entrevista para o programa ‘Em Ponto’, da Globo News, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD) afirmou: “Talvez o que mais atrapalhe a gente hoje são as fake news”, ao destacar que as pessoas que espalham notícias falsas tentam fazer disputas de narrativas. O prefeito também lembrou da importância de doações, em especial de cestas básicas, considerando o alto número de pessoas em abrigos na cidade.
O site paraquemdoar.com.br faz um trabalho de compartilhar informações sobre instituições confiáveis que estão ajudando a população do Rio Grande do Sul e que também atuam no resgate aos animais.
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil