As falas do médico e influencer Fred Nicácio no BBB 23, está sendo um dos assuntos mais falados nas redes sociais. Na terça-feira (17), Fred estava na beira da piscina conversando com outros brothers, quando relatou uma situação de racismo. “Um dia eu fui um fisioterapeuta e vi um médico entubando e eu falei assim: ‘eu queria fazer isso aí’ Uma enfermeira branca olhou para mim e disse ‘sai pra lá, menino. Isso é só pra médico’. Sete anos depois, eu voltei lá e ela foi a minha enfermeira. ‘Tô aqui, doutor Fred Nicácio. Agora eu vou entubar e você vai me ajudar, pronto’. Porque é assim que a gente trata racista. Quem criou o constrangimento, que lide com ele”, disse.
Hoje (18), o enfermeiro Cezar Black chorou ao desabafar com a Domitila sobre como se sentiu a respeito. “Pra gente, isso é ofensivo. Isso é uma coisa que a gente briga todos os dias. O médico tirou você da barriga da mãe, a gente que cuida, que limpa, que pesa. No dia que você nasce, ou na hora da UTI, você morreu, quem prepara o corpo é a enfermagem. Nossa classe é foda, nossa classe trabalha mais do que todas as classes”, defendeu a profissão.
O assunto dividiu opiniões. Afinal, as atitudes de Fred Inácio é de um homem negro, gay e médico empoderado ou está apenas sendo arrogante? Para a jornalista Tia Má, contar a própria história não é soberba. “Viralizou quando uma idosa revelou que aos 70 anos, nunca tinha sido atendida por um médico negro. Fred Nicácio era esse médico, que também aprendeu libras para atender pessoas surdas! E em dois dias de #bbb23 sua trajetória foi apagada pela fala equivocada de Fred, durante um papo na piscina”, ressalta.
“O uso da expressão “Minha Enfermeira” está errado. Enfermeiras e enfermeiros não são propriedades, são colegas de trabalho dos médicos e médicas. Provavelmente ele sabe disso! Até porque logo depois ele teve um papo sobre a importância da profissão com @cezar.black”. E finaliza: “Que @frednicacio se oriente, tire o sapatinho e bote o pé no chão e entenda que o erro de gente como a gente pesa ainda bem mais, e nem sempre se recupera com um milhão!”.
Já para a ativista Luciana Veigas, Fred ativou os gatilhos no Cezar Black. “Pretos no topo, só acontece com muitos pretos na base”, escreveu.
A creator e psicóloga conhecida como Preta Demais, diz que chorou junto com o Cezar no momento do desabafo. “Viver uma vida em defesa da saúde pública é o que dá sentido pra muitos de nós. mas é inegável que até mesmo nessa luta o nosso ambiente de trabalho muitas vezes é mais um aparelho do estado reprodutor de opressões. o racismo é uma delas. tu acha que é por acaso que mulheres e negros são maioria entre profissionais de enfermagem pelo brasil a fora? ou acha que é por acaso que essas profissões do cuidado se mantém desvalorizadas? não dá pra conversar sobre o sistema de saúde sem atravessar questões de raça”.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas