“Em ‘Dona de Mim’, Clara Moneke vive sua primeira protagonista em novela: ‘Leona é a mulher da atualidade’

0
“Em ‘Dona de Mim’, Clara Moneke vive sua primeira protagonista em novela: ‘Leona é a mulher da atualidade’
Foto: Globo/ Manoella Mello

“Poder contar uma história como a da Leo, como a da Caridade de No Rancho Fundo, como a Kate Cristina de Vai na Fé, é contar a história de um Brasil que eu vejo, de um Brasil que eu acredito, de um Brasil que tá num processo de mudanças. Eu acredito que arte contribui muito pra essa mudança”. Foi assim que Clara Moneke definiu, em entrevista coletiva nesta terça-feira (8), sua expectativa para “Dona de Mim”, novela das 19h que estreia em 28 de abril na Globo, onde interpreta sua primeira protagonista em telenovelas.

Na trama, a atriz interpreta Leona, uma jovem solar de São Cristóvão que mora com a avó Yara e a irmã Stephany. Após perder a filha durante a gravidez, esconde sua dor atrás de uma vida corrida e cheia de responsabilidades, enquanto tenta recomeçar como babá na mansão da família Boaz: “A Léo, como a Rosane [Svartman, autora] disse lindamente, ela vem de um buraco, de uma fossa mesmo de sofrimento, de trauma, uma depressão que ela passa. E ela reencontra vontade de viver, de conhecer a vida e o mundo por várias perspectivas que não são só românticas. Ela começa a entender o amor próprio de diversas outras formas”.

Notícias Relacionadas


Moneke destacou o desafio de interpretar uma personagem tão multifacetada, uma mocinha real e cheia de contradições: “Eu adoro que ela é uma mocinha completamente contraditória, e ela erra”, destacou. Ao descrever sua personagem, a atriz também ressalta: “A Leona é essa personagem determinada, alegre, divertida, ela é solar. Ela é totalmente pela família, mas também por ela, pelos interesses dela. Muitas vezes ela coloca responsabilidades sobre ela. É a mulher da atualidade, cercada de culpas, prazeres, desejos, traumas. Ela é muito humana. Eu acho muito bonita a humanidade da Leona”.

“Mulher real”

“É muito bom contar a história dessa mulher real. A realidade tá no mundo, tá nas ruas. As pessoas estão sobrevivendo, né? É bom montar isso dramaturgicamente com humor, trazendo assuntos tão presentes – não só enquanto mulher negra, artista, mas vários outros temas”, completou.

A autora Rosane Svartman reforçou que a novela dialoga com questões sociais, como saúde mental, violência urbana e padrões de beleza, sem abrir mão do lúdico. “Uma novela das 7h tem liberdade para mergulhar em vários gêneros, do suspense à comédia. É como um circo: tem o globo da morte [suspense], os palhaços [humor] e os trapezistas [romance]”, comparou.

Juan Paiva, que interpreta Samuel, filho adotivo de Abel, personagem de Tony Ramos, descreveu seu personagem como “sensato e misterioso”, destacando a relação dele com Leona: “Ela traz leveza para alguém que sempre foi muito sério”. Já Aline Borges, que vive a ambiciosa Caridade, adiantou que sua personagem “virou vilã por exaustão” após anos de desigualdade. “Cansei de ver o rico continuar rico e o pobre, pobre. Agora, ela toma as rédeas da vida – mesmo que de forma não convencional”, explicou.

Com direção de Allan Fiterman, Dona de Mim substitui Volta por Cima.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display