A juventude negra LGBTQIAPN+ e periférica de Belo Horizonte acaba de ganhar uma festa para curtir muito na capital mineira! No último sábado, dia 25 de novembro, estreou a BREEU Baile, festa residente do Aquilombar que convidou o público a se jogar na pista ao som de funk, pagodão, afrobeats e outros ritmos periféricos. Cerca de 400 pessoas marcaram presente na estreia, embaladas pelos mais diversos ritmos periféricos.
“A BREEU nasce desse desejo de proporcionar pra juventude negra LGBTQIAPN+, um lugar onde elas possam ser quem de fato são, sem se preocupar muito com look, close. Um espaço pra se jogar mesmo, descendo até ao chão com ritmos que são comuns pra quem tem origem ou vive nas periferias e quebradas do Brasil”, comenta Gleidistone Silva, de 29 anos, um dos idealizadores da BREEU Baile.
Notícias Relacionadas
Billy Porter relata como sua mãe superou pressões religiosas para apoiar o filho gay: 'Ela escolheu o amor incondicional'
Museu das Favelas recebe 3ª edição do 'Vou Assim Fashion Show', maior evento de pessoas trans na moda
Na programação da primeira edição, a funkeira mais ouvida de Minas Gerais, MC Mika, e um dos idealizadores da BATEKOO, o DJ Mirands (SP), apresentaram ao público presente a proposta do novo bailão de Belo Horizonte. Artistas expressivos da cidade como DJ Grabs, Namoradinha do Brazil e Amerikana também se fizeram presentes, embalados pela mestra de cerimônias, Darlene Valentim, mais conhecida como Vovó da ZN.
Com a proposta de ser um evento com pouca roupa, pouca luz, e muito suor na pista, a BREEU chegou oferecendo um lugar seguro e confortável para o público se expressar livremente por meio da dança.
A próxima edição do evento será em janeiro, mas outras ações serão anunciadas em breve, como a BREEU ESCOLA, iniciativa de formação e capacitação e a MINI BREEU, edições menores e intimistas para revelar novos DJs da cena belo-horizontina.
Aquilombar
A casa de cultura Aquilombar é um novo empreendimento de impacto sociocultural em Belo Horizonte. Abraçar a cultura negra, periférica e LGBTQIAPN+ são centrais na iniciativa que propõe a diversidade e a conexão entre artistas de vários territórios do Brasil. À frente do Aquilombar estão duas mulheres empreendedoras, que acumulam anos de experiência no mercado cultural: a influenciadora social e agitadora cultural, Fatini Forbeck e a publicitária e produtora cultural, Nathalia Trajano. Com a proposta de potencializar a cultura na cidade, a casa revive em seu conceito a tradição da região da Lagoinha, que é ser o berço do samba e pequena África de Belo Horizonte. Localizada na Rua Itapecerica, o empreendimento ocupa um espaço de 750m2 e conta com estrutura completa com palco, cozinha, bar, banheiros.
SERVIÇO
Aquilombar
Endereço: Rua Itapecerica, 865, Lagoinha
BREEU Baile
Instagram: @breeubaile
Notícias Recentes
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário