Para ampliar o debate sobre racismo estrutural no Brasil e suas consequências para a população negra, a consultora e especialista Tainara Ferreira está oferecendo um curso gratuito de letramento racial.
O curso, realizado em parceria com o Instituto Cultural Aruanda, responsável pela plataforma virtual EAD Ubuntu, onde a formação está disponível. As aulas são 100% online e não exigem nenhum pré-requisito, tornando o curso acessível a todos os interessados.
Notícias Relacionadas
Tainara Ferreira explica que a iniciativa surgiu da necessidade de tornar as discussões sobre equidade racial e justiça social mais acessíveis, utilizando uma linguagem direta e conectando-se com o público por meio de exemplos cotidianos e artísticos, como filmes e músicas populares.
“Um dos nossos principais instrumentos de luta é a educação, e o letramento racial propõe essa formação decolonial, o entendimento do que nós somos dentro desta estrutura e como podemos integrar neste combate árduo que a população preta mantém há séculos. O foco é conscientizar, seja de qual classe, etnia ou gênero for, para entender esta mazela e se aliar à causa antirracista com propriedade no assunto”, destaca.
Para se inscrever no curso, basta acessar www.eadubuntu.com.br/letramento-racial, preencher os dados pessoais e concluir o cadastro na plataforma, garantindo acesso imediato às aulas.
A especialista também agradeceu ao Instituto Cultural Aruanda pela oportunidade de liderar essa iniciativa essencial. “Garantir que este conhecimento seja gratuito é democratizar ele e foi por isso que topei na hora quando recebi o convite do professor Rodrigo Queiroz, idealizador da EAD Ubuntu da qual tenho a honra de ser docente e também aluna”, disse.
A EAD Ubuntu é especializada em cultura afro-brasileira, religiosidade, história e relações étnico-raciais, contando com grandes nomes no seu corpo docente, incluindo Tainara Ferreira.