Por Luciene Malta

O MOVER – Movimento pela Equidade Racial – encerra o ano de 2022 em meio a grandes conquistas. Entre letramento racial, formação profissional, capacitação de lideranças e outras ações afirmativas, comemoramos o fato de sermos agentes da transformação, quando vemos os pequenos e grandes avanços de cada uma das empresas participantes, e sabemos da importância do fomento ao debate e da cultura antirracista. E é preciso muito trabalho para fazer a diferença.

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Às vezes somos questionados sobre: “por que trazer políticas afirmativas para pessoas negras e não para pessoas pobres?”, é necessário entender que, num recorte racial, 75% das pessoas  pobres são negras segundo IBGE, além disso, devido ao racismo estrutural, as pessoas são julgadas pelo tom de sua pele antes mesmo de serem associadas à sua condição sócio-econômica. O acesso das pessoas negras é sempre mais restrito e cercado por preconceitos e tabus independentemente de ela ser pobre – obstáculos que nós vamos superar com conscientização e a geração de oportunidades em todos os pontos da cadeia produtiva.

Agora, deixa eu me apresentar. Sou Luciene Malta Rodrigues, Gerente Sênior de Projetos do MOVER, trabalhei em grandes Multinacionais até fazer a transição de carreira para a área de Diversidade e Inclusão, onde atuo hoje com muito orgulho de cada projeto, pois a agenda de D&I além de muito estratégica , tem também um poder de impacto social imensurável. Tivemos grandes conquistas esse ano no Mover,  após a nossa constituição enquanto Associação. Atualmente, temos 47 empresas dos mais diversos portes e segmentos e como associadas, implementando e dando sustentação para as nossas iniciativas.

Foto: Flavio Ferreira

Nosso pódio!

Esse foi o ano de colocar os projetos na rua, de fato! Nesse cenário, podemos elencar três projetos que se destacaram por sua relevância e capilaridade:

A parceria com o Instituto BAOBÁ, para o lançamento de editais na área Tech. Esse foi o maior investimento financeiro do MOVER em 2022, destinando R$ 4 milhões para aporte de verba em projetos de formação na área tecnológica. Por meio dessa parceria, vamos fomentar e beneficiar as instituições negras e os estudantes formando, também negros. As inscrições inclusive seguem abertas até 15 de Janeiro.

Outra grande conquista é a parceria com a EF para oferta de cursos gratuitos de inglês, com formatos diferentes para públicos internos, externos e formação de lideranças. Iniciativa que recebeu mais de 21 mil inscritos em 2022. Vale ressaltar que muitas das empresas associadas ao MOVER são multinacionais,  e que vagas de liderança do mercado em geral, muitas vezes  requerem esse skill dos funcionários.

Também realizamos os desdobramentos das metas individuais das empresas, lembrando que um dos principais objetivos do MOVER é conquistar mais 10 mil posições de lideranças para pessoas negras  nas empresas associadas até 2030. Agora, cada empresa sabe qual é a sua contribuição individual não só para o prazo final, mas, também, ano a ano, considerando fatores como regionalidade, taxa de contratação e turn over.

Outra grande conquista é perceber que as ações desenvolvidas e realizadas com as empresas parceiras já estão repercutindo em toda a sociedade, chegando a outro patamar. Não fazemos nada de forma isolada: estamos trabalhando com 47 empresas que estão muito presentes no cotidiano do consumidor. E o consumidor está muito antenado aos valores das empresas e não aceita mais ações que não sejam genuínas.

O MOVER tem o olhar de levar as iniciativas para a rua, sendo um agente de fomento  àsboas práticas. Então, as empresas também têm o seu papel e têm avançado muito com suas próprias iniciativas. Somando esses esforços, acredito que estamos cumprindo o nosso papel social de transformação.

Foto: Flavio Ferreira

Desafios + capilaridade = conscientização

Também enfrentamos alguns desafios nessa jornada. No âmbito corporativo, temos bastante acesso aos CEO e às lideranças, oferecendo letramento antirracista e desenvolvendo ações importantes. O ABC da raça chegou a mais de 600 profissionais, além dos letramentos focados em públicos de Recursos Humanos e Comunicação.

Porém, é um pouco mais difícil chegar às médias lideranças, e aos cargos de base, mais difícil de acessar, até porque falamos de um universo de 1,3 milhão de colaboradores. Ao longo do ano, aprendemos a como lidar com essa transformação e como explicá-la para quem ainda não entende sobre a pauta racial e sobre o letramento. Ouvimos alguns questionamentos feitos por pessoas não negras que se sentiram excluídas de ações afirmativas, questionando o “racismo reverso”. Muitas pessoas ainda não entenderam que uma ação afirmativa não é segregação.

Ação afirmativa é ser propositivo, trazer condições das pessoas competirem de igual para igual. Estamos tentando reparar um processo de racismo estrutural que vem desde muitos séculos

Assim, praticamos o letramento racial para mais de 600 líderes. Distribuímos 5 mil bolsas de estudos para pessoas negras de 16 a 25 anos no Coletivo Mover – mas impactamos mais de 10200 pessoas com essa ação, sendo 64% mulheres. Recebemos mais de 6k  de inscrições para as 1500 vagas do EducaTech em 2022 e, quem não foi contemplado com o curso,  vai receber uma formação de planejamento de carreira pelo Descomplica, que tem potencial de atender 10 mil estudantes.

Em 2022, impactamos pessoas pretas e pardas, de ambos os sexos e todas as idades. Tocamos pessoas de todos os estados brasileiros, mostrando que temos força e capacidade de comunicação que expandem fronteiras e territórios. Ainda temos muito o que fazer mas, para isso, é necessário celebrar o que já conquistamos. Ter ânimo para manter o ritmo e, depois, acelerar.

Em 2023, faremos muito mais. É preciso MOVER para promover as mudanças a caminho de uma sociedade mais igualitária.

*Luciene Malta, gerente sênior de projetos do Mover

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